Serviço de Psicologia e Orientação

O QUE É O SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de apoio educativo, que articula com as estruturas de orientação educativa da escola e com outros serviços locais para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos, a promoção e desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projecto de vida.

Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades. Os profissionais do SPO dependem do órgão de gestão e administração da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional. Estes profissionais respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adotado pelas associações científico-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos, das suas famílias e o respeito pelas suas decisões.