Serviço de Psicologia e Orientação

DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO

No contexto das atribuições definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de outubro o Serviço de Psicologia e Orientação do agrupamento desenvolve a sua atuação a três níveis: o apoio psicopedagógico a alunos e professores, a orientação escolar e profissional e o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações na comunidade escolar.

1. Apoio psicopedagógico

O SPO promove o sucesso escolar dos alunos, identificando dificuldades e necessidades que estão na base de problemas de aprendizagem, explorando estilos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências para o estudo e fomentando o treino para o trabalho autónomo e a motivação para o estudo.

2. Orientação escolar e profissional

As ações desenvolvidas pelo SPO no âmbito da orientação escolar e profissional têm como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões.

As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9º ano e 12ºanos de escolaridade, no entanto, são também apoiados todos os alunos que independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais. A orientação escolar poderá consistir em sessões orientadas para as turmas, mas também está aberta a todos os alunos que se dirijam ao serviço para um atendimento individual ou em pequeno grupo. Está ainda aberta a pedidos de encarregados de educação e professores para qualquer esclarecimento sobre estas questões.

3. Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

A intervenção do psicólogo em contexto escolar implica necessariamente um trabalho em equipa, através de estratégias articuladas com os vários intervenientes da comunidade educativa, nomeadamente, Órgãos de Gestão, Docentes de Apoio Educativo e demais profissionais da escola, bem como, outras entidades e serviços da comunidade envolvente (saúde, ação social, organismos ligados à formação profissional, escolas, etc.)