De 13 a 16 de Janeiro decorre na Escola Secundária de Sá da Bandeira, em Santarém, o XVIII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO que, por 2016 ser o Ano Internacional para o Entendimento Global, tem como tema: “Entendimento Global – que papel para os jovens cientistas?”.
Participarão, presencialmente, catorze escolas de: Portugal(5), Alemanha(1), Andorra(1), Brasil(1), Espanha(4), Estados Unidos da América(1) e Itália(1). De forma não presencial, participarão escolas de Brasil(1), Cabo Verde(1) e Cuba(1). Haverá um total de dezanove comunicações.
O tema geral foi dividido em dois subtemas: “Pensar globalmente” e “Agir localmente” agrupando, cada um deles, comunicações de acordo com a respetiva temática.
Após a apresentação de cada grupo de comunicações, os jovens participantes reunir-se-ão em grupos de trabalho para as analisarem e discutirem.
Do programa constam, também, visitas de estudo, exposições, Feira de Comércio Justo, Feira de Produtos Biológicos e atividades culturais.
O Encontro, que é coorganizado pela Escola Secundária de Sá da Bandeira, Comissão Nacional da UNESCO e pela Associação de Pais da ESSB, tem o apoio de: Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Santarém, União de Freguesias da Cidade de Santarém, Crédito Agrícola e Caixa Geral de Depósitos. O Conservatório de Música de Santarém dará apoio cultural.