Newsletter 6 -março 2016

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº6: 19 julho 2019  
 
 

Olímpiadas de Química

 

Decorreu, no dia 5 de março, mais uma edição das Olímpiadas de Química, no Instituto Superior Técnico. A equipa da Escola Secundária de Sá da Bandeira, constituída pelos alunos Tomás Feith do 10ºA, Gabriela Gouveia e Edgar Coimbra do 10ºB, venceu a etapa regional desta competição, apurando-se para a final que decorrerá na Universidade de Aveiro. Parabéns aos nossos alunos pela excelente prestação!

 

 

 

Dia de S. Valentim

No dia 12 de fevereiro, celebrou-se o Dia de S. Valentim, no Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira com participação de todas as turmas de espanhol. Esta atividade consistiu na realização de cartões postais subordinados ao tema “El mejor mensaje de amor” e na elaboração e distribuição de corações com frases alusivas .
Os alunos da escola EB 2,3 D. João II decoraram t-shirts com frases de amor em inglês, espanhol e português, tendo aderido
com grande entusiasmo à atividade e revelado bastante criatividade.
 

 Encontro Interescolas de EMRC

Realizou-se no dia 25 de fevereiro, em Fátima, mais um encontro inter escolas dos alunos de EMRC do 7.º e 8.º anos de escolaridade, da Diocese de Santarém. 
Foram mais de 200, os alunos do Agrupamento Sá da Bandeira que participaram neste encontro, sob o lema “Rostos de Misericórdia”, respondendo ao desafio lançado pelo Papa Francisco para o presente ano.
Durante a manhã decorreu a visita ao Museu Interativo “O Milagre de Fátima”. Através de um percurso virtual, interativo, com conteúdos multimédia de última geração, os alunos foram convidados a efetuar uma viagem inesquecível de experiências, sensações e emoções. Com recurso às novas tecnologias (hologramas e 4D), recria-se aqui o início do século XX, com um enquadramento histórico, as aparições do Anjo de Portugal e de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, o Milagre do Sol e, recorda-se ainda, as visitas do Papa João Paulo II a Fátima, a procissão das velas e o Segredo. 
Esta é uma experiência única de partilha de emoções onde foi possível sentir o magnetismo de Fátima, a Cidade da Paz, Altar do Mundo.
No período da tarde e, para terminar o dia em grande, após a oração na Igreja da Santíssima Trindade, decorreu a tarde musical, animada pelo Pedro Dionísio, no Centro Paulo VI.
 
 
 

Biblioteca da Escola D. Joao II

RESULTADOS 1ª FASE - CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
 
A Ficha de Verificação de conhecimentos sobre os livros"O Fantasma de Canterville" e o "O Caderno do Avô Heinrich" realizou-se no dia 20 de janeiro, pelas 14:30 minutos na Biblioteca Escolar.Os resultados obtidos foram bastante bons, bem como o empenho e participação dos alunos envolvidos. Foram apurados através da Ficha de Verificação da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura os seguintes alunos:
Ana Catarina Canaverde do 7ºC; Joana Duarte Limeiro do 7ºE e Vanessa Louro do 9ºA.
Como suplentes os alunos: Tatiana Pereira do 8ºC e Francisco Margarido do 7º E.
Parabéns a todos e em especial aos selecionados para representar a nossa escola na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, que se irá realizar no Auditório da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, no dia 29 de abril de 2016 (sexta-feira) entre as 13h00 e as 17.30h.
MARATONA DA PALAVRA
A "Maratona da Palavra" é uma atividade colaborativa das Bibliotecas Escolares (BE) do concelho de Santarém, que consiste na construção de uma história a partir da personagem representada como mascote, o Campino.
A nossa escola recebeu, no passado dia 14 de janeiro, o início da narrativa começada pelos alunos da E.B. Alexandre Herculano e, com a colaboração de vários alunos, contribuímos com a nossa parte de forma bastante empenhada e com muita imaginação. Entre os 16 alunos que participaram selecionamos duas para fazerem a passagem de testemunho: a Mariana Mesquita (6º ano) e a Ana Marta Rodrigues (8º ano).
O Testemunho e a Mascote - o Campino - foram entregues na Biblioteca Escolar da E.B. Mem Ramires à Professora Bibliotecária Fernanda Picão que lhe irá dar continuidade.

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Para assinalar a data, a Biblioteca Escolar apresentou uma Mostra Bibliográfica e de outros recursos em memória das Vítimas do Holocausto.

 
ATIVIDADES - SEMANA DA INTERNET SEGURA

 

A Semana da Internet Segura contou com algumas atividades na Biblioteca Escolar. Os alunos puderam explorar os recursos digitais da SeguraNet através do blogue da biblioteca e também puderam aprender mais sobre a Segurança na Internet com o Jogo de Cartas, também da SeguraNet. Participaram nos jogos de cartas um total de 20 alunos! 
DIA DOS NAMORADOS 
O Dia dos Namorados foi assinalado desta forma.
 
CONCURSO "FAÇA LÁ UM POEMA!"
Já foi selecionado o poema que representará o nosso Agrupamento no concurso “Faça lá um poema 2016”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura. O júri formado pelas professoras Ana Mendonça e Marília Almeida (professoras de Português) e Carmen Valadas (professora bibliotecária) analisou os 11 poemas candidatos e selecionou:
2.º Ciclo
"Futebol para mim é paixão"
Marta Melão - 5.º H
Agradecemos a todos os participantes pela qualidade dos poemas apresentados, assim como aos seus professores por terem motivado à participação. 
SEMANA DA LEITURA - TEMA
Na 10ª edição da Semana da Leitura, sugere-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais, unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.
Vamos poder contar com a presença de dois autores na Biblioteca Escolar, são eles:
ATIVIDADE COLABORATIVA HGP - BE
Na passada semana as turmas B, F e H do 5º ano puderam realizar uma atividade colaborativa entre a disciplina de História e Geografia de Portugal e a Biblioteca Escolar. Esta atividade abordou um conteúdo curricular: Clero - Mosteiros, Atividades e Vida Quotidiana. Para isso explorou-se o Google Maps e os alunos puderam usar os seus Smartphones para ler os Códigos QR que apareciam durante a apresentação.
O interesse e entusiasmo foi imenso, os alunos ficaram radiantes por poderem usar os seus telemóveis em sala de aula e entusiasmados por descobrirem o que escondiam os códigos QR.
Esta iniciativa teve como objetivo interligar conteúdos curriculares com o Encontro de Autor - Nuno Matos Valente (16/03/16), que também recorre ao uso dos códigos nos seus livros.
FASE DISTRITAL - LITERACIA 3D
Decorreu no passado dia 2 de março a prova da Fase Distrital do concurso Literacia 3D, promovido pela Porto Editora, nas modalidades de Literacia da Leitura (5º ano), Literacia Matemática (7º ano) e Literacia Científica (8º ano). Os alunos de várias escolas do distrito de Santarém compareceram na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, com bastante expectativa, alguma ansiedade e empenho total na resolução dos testes de literacia.
Parabéns à Leonor Maria Pereira Guilherme Patrício (5.º C), ao Tiago Cação Rodrigues (7.º C) e à Joana Mar Martins Jacob (8.º B) que foram os selecionados na nossa escola!
 
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
Powered by AcyMailing