Newsletter 5 - fevereiro 2016

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº5: 25 abril 2019  
 
 

XVIII Encontro Internacional dos Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO 

De 13 a 16 de janeiro, decorreu na Escola Secundária de Sá da Bandeira o XVIII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO. Foi coorganizado pela Comissão Nacional da UNESCO, pela ESSB e pela Associação de Pais. Participaram catorze escolas oriundas de Alemanha, Andorra, Brasil, Espanha, EUA, Itália e Portugal e, não presencialmente, três, do Brasil, Cabo Verde e Cuba, que enviaram as suas comunicações. 
O tema do Encontro: “Entendimento Global – que papel para os jovens cientistas?”, que assinala 2016 como o Ano Internacional para o Entendimento Global, foi abordado de forma diversa nas dezanove comunicações apresentadas, numas foi destacado o contributo que pode ser dado pelas ciências experimentais e pela tecnologia, foi o caso das três comunicações da ESSB, dando, outras, realce ao papel das ciências sociais ou das ciências humanas. Independentemente do seu conteúdo, as comunicações foram agrupadas em dois subtemas: “Pensar globalmente” e “Agir localmente” que corresponderam a dois blocos de apresentações. Os trabalhos desenvolvidos nas escolas e os que se realizaram durante o Encontro foram complementados com visitas de estudo, no dia quinze, ao Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, à Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e ao Museu Gulbenkian, em Lisboa. 
 

 Encontro Interescolas do 2º ciclo

Foram mais de 500 os alunos que, no passado dia 21 de janeiro, responderam "sim" ao convite para o encontro interescolas dos alunos de EMRC do 2.º Ciclo. 
Este ano, o local escolhido foi o Parque dos Monges. Sob a temática da educação integral e para os valores, os alunos inscritos nos 5.º e 6.º anos de escolaridade, em Educação Moral e Religiosa Católica, das escolas de Santarém, Cartaxo, Rio Maior, Pernes e Alcanede desenvolveram, ao longo do dia, diversas atividades e dinâmicas de grupo, de modo a melhorarem as suas dimensões pessoais e sociais. 
 
 

Carnaval no Jardim de Infância de Alcanhões

 
Atividade de articulação: pré-escolar-1ºciclo
Este ano abraçámos o desafio feito pela Câmara Municipal de Santarém - celebrar o Carnaval sob o Tema: A alimentação saudável, dando destaque particular para a água e as leguminosas. Esta proposta surge no âmbito do Ano Internacional das Leguminosas 2016 que pretende sensibilizar a opinião pública para os benefícios nutricionais das leguminosas como parte de uma produção sustentável de alimentos, visando atingir a segurança alimentar e nutricional.Esta atividade culminou com o Desfile onde todos, pré-escolar, 1º ciclo e utentes do Centro de Dia puderam mostrar as suas fantasias.
 

Feira Vocacional - Inspiring Future

No dia 4 de fevereiro decorreu na Escola Secundária Sá da Bandeira, uma mostra de Universidades e Politécnicos destinada aos alunos do ensino secundário.
Estiveram presentes entre outras as seguintes instituições:
Públicas com ensino de carater universitário - Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia, IMS, Faculdade de Economia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Direito), ISEG e ISCTE;
Públicas com ensino de carater politécnico - Institutos Politécnicos de Santarém, de Lisboa, de Coimbra, de Leiria e de Castelo Branco;
Privadas - Universidades Católica, Lusíada e Lusófona, Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e ISEC.Os alunos do 12º ano assistiram ainda a palestras sobre alguns dos principais cursos da sua área de estudos proferidas pelos representantes das instituições de ensino superior e participaram também em workshops de desenvolvimento de competências pessoais, nas áreas da tomada de decisão, da proatividade e da transição para o mercado de trabalho.A organização do evento resultou de uma parceria com a "Inspiring Future", uma associação que tem como finalidade promover a capacitação dos jovens, na sua transição para o ensino superior e o mercado de trabalho.
Esperamos que os nossos alunos se sintam agora, mais informados, mais proativos e sobretudo mais motivados para o futuro.

 

 

Visita de Estudo

No dia 26 de janeiro de 2016, os alunos do 9º ano da Escola D. João II deslocaram-se a Lisboa. De manhã foi feita a visita guiada ao edifício da antiga Central Tejo onde puderam ver uma exposição, que procura transmitir aos visitantes uma noção clara do funcionamento da antiga Central Termoelétrica de Lisboa, e realizar algumas experiências sobre fenómenos elétricos.  
 Após o almoço, assistiram nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos à represen-tação da obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, peça que foi do agrado de todos pela comicidade conseguida e pela interatividade entre atores e espetadores. 
 

Centro Escolar Salgueiro Maia

No dia 12 de fevereiro comemorou-se o Dia dos Afetos, no Centro Escolar Salgueiro Maia. Para um crescimento e desenvolvimento saudáveis, os afetos devem estar nas relações, nos gestos, nos atos, no comportamento como um todo, daí ser tão importante que façam parte do dia-a-dia de uma escola. Lema: "Valorizar uma aceitação positiva e gratificante dos afetos".
Neste sentido, foram afixados em vários espaços cartazes que incentivavam toda a Comunidade Escolar a cumprimentar-se com um abraço, aperto de mão, um beijo ou simplesmente com um sorriso mais rasgado. Ao fim da tarde foram distribuídas pelas turmas as várias frases, que os alunos dirigiram a um amigo da escola, assistente operacional, professor... demonstrando o seu afeto/agradecimento de uma forma visível. 
 
SeguraNet - Atividades desenvolvidas
Ao longo desta semana e tendo como missão promover a navegação segura, crítica e esclarecida na Internet e dos dispositivos móveis, foram disponibilizados conteúdos e recursos educativos digitais a toda a comunidade educativa.Os alunos foram colocados perante vários desafios e participaram de forma ativa em vários jogos, quer individualmente quer mesmo em grupo. O empenho e a participação foi bastante significativa. 
 
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
Powered by AcyMailing