Newsletter 15 - maio 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº15: 19 julho 2019  
 
 

Jardim de Infância de Alcanhões

Projeto “Construindo Pontes educativas”
Dinamização de uma História - “Os Heróis da Horta” – Educadora Ana Vieira
 
No âmbito do Projeto “Construindo Pontes Educativas” que visa contribuir para desenvolver uma aprendizagem de caráter mais expansivo e criar oportunidades de aprendizagem mais ricas e diversificadas, desta vez convidamos a nossa colega Ana Vieira, já reformada, para vir passar uma tarde com as nossas crianças. Como soube que estávamos a construir uma horta escolheu o livro “ Os Heróis da Horta” para o trabalhar connosco. Foi um momento riquíssimo, não só pela forma expressiva e encantadora como foi contada a história mas também pelas interações estabelecidas num ping-pong de conhecimentos para ampliar os saberes das crianças.
Um grande Obrigado!
 
Projeto “Cozinha Fantástica”
 
A nossa COZINHA FANTÁSTICA foi um projeto
implementado na sequência do Projeto "Crescer Seguro" e pretende potenciar os benefícios do brincar ao ar livre, visando tornar-se um laboratório vivencial, um espaço de interação, de trocas e saberes, denexploração, de descobertas e de aprendizagem. Brincar é a forma mais natural (e divertida) da criança aprender. Desta forma, a aprendizagem realiza-se de uma forma espontânea, sem o risco 
de insucessos, apenas pelo prazer de explorar.
Este Projeto, só foi possível ser desenvolvido graças ao apoio das famílias e da Junta de Freguesia que conseguiram reunir as condições e os apetrechos para lhe dar forma.
 
Projeto “Construindo Pontes educativas”
Dinamização do Convívio de Encerramento do Ano Letivo
 
Dando continuidade ao Projeto “Construindo Pontes Educativas”, convidamos a nossa colega Maria João, professora de Música, para partilhar os seus saberes e dinamizar o Convívio de Encerramento do Ano Letivo a realizar no próximo dia 19 de junho. A professora João tem-se deslocado ao Jardim de Infância para ensaiar com as crianças duas coreografias e uma canção. Têm sido oportunidades ricas de aprendizagem recebidas com grande entusiasmo pelas crianças. Esta é uma das vantagens do Agrupamento Vertical possibilitando que docentes de outros níveis de ensino venham valorizar e engrandecer as aprendizagens no pré-escolar. 
Um muito Obrigado!

Alunos do Curso Profissional de T. C. A. visitam  empresas no Norte do País

Nos passados dias 15 e 16 de maio 2015, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar da Escola Secundária Sá da Bandeira, tiveram a possibilidade de interagir com algumas empresas do Norte do País, nomeadamente, visitaram uma fábrica de produção de queijo e manteiga, Lactícinios Marinhas em Esposende, sendo considerada uma das fábricas que produz uma das 10 melhores manteigas do mundo. Visitaram ainda as Caves do Vinho do Porto e o património histórico da cidade do Porto, sendo responsável a Professora Alexandra Forte. Os alunos tiveram assim oportunidade de vislumbrar “in loco” a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e a interdisciplinaridade que é necessária obter, para poder exercer uma profissão na qual desempenhem a sua função com conhecimentos científicos e profissionalismo. Este Curso Profissional é de grande importância e relevo no panorama empresarial alimentar, uma vez que permite a estes jovens uma entrada no mercado de trabalho, com uma preparação prática e teórica de elevada qualidade. 
 
 

Desporto Escolar: Torneio de Xadrez

Realizou-se no passado dia 15 de abril, na Escola Secundária Artur Gonçalves, em Torres Novas, o Torneio Final de Xadrez da A.D.E. da Lezíria do Tejo, com a participação de 3 alunos da equipa representativa do nosso Agrupamento, todos provenientes da Escola E.B. 2,3 D. João II, a saber: Frederico Santos, da turma F do 5º ano; João Pereira e Pedro Gomes, respetivamente das turmas A e E do 6º ano.Tendo-se iniciado cerca das 10.30 horas, esta concentração prolongou-se até às 16.30 horas, tendo-se conseguido efectuar 7 sessões entre os 54 jogadores participantes. Para efeitos de uma classificação por equipas, consideraram-se os resultados dos quatro melhores jogadores de cada escola. De um ponto de vista competitivo, os resultados para a nossa escola foram EXCELENTES, tendo em conta que todos os nossos representantes eram ESTREANTES!
De facto, individualmente, obtiveram-se um 17º lugar (João Pereira, 6º A), um 24º lugar (Pedro Gomes, 6º E) e um 48º lugar (Federico Santos, 5º F).Contudo, por escalão etário, os alunos acima indicados conseguiram o Troféu da 3ª Melhor Equipa de Infantis B, e as medalhas individuais de 1º e 3º Sub-12 (respetivamente, João Pereira e Pedro Gomes) e de 5º Infantil A (Frederico Santos). A estes excelentes resultados há a acrescentar o brilhante desempenho dos nossos alunos na Concentração de 25 de fevereiro na Escola D. João II, na qual obtivemos OS TRÊS PRIMEIROS LUGARES, ocupados, respetivamente, por Filipe Chora (11º F), Diogo Vanzeller (9º A da Sá da Bandeira) e Joana Vasconcelos (8º C da D. João II). Do ponto de vista do nível técnico, táctico e estratégico dos nossos jogadores, verificou-se uma evolução muito positiva nas cerca de seis horas que durou este torneio.O responsável pelo grupo-equipa é o Professor Paulo Antunes.

 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing