Newsletter 11 - março 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº11: 24 abril 2019  
 
 

Projeto "Construindo Pontes Educativas - Os Clássicos no Jardim Infantil"

No âmbito do Projeto “Construindo Pontes Educativas” que visa contribuir para desenvolver uma aprendizagem de caráter mais expansivo e criar oportunidades de aprendizagem mais ricas e diversificadas, convidamos a Professora Bibliotecária da Escola Secundária de Sá da Bandeira, Celeste Lopes. Esta Professora abraçou o projeto e desenhou a atividade “Os clássicos no Jardim Infantil” apresentando os escritores: Camões- Vieira- Garrett – Eça- Pessoa- Saramago associados a uma das suas obras. A dinâmica desta ação foi enriquecida com o recurso a fantoches e a jogos de associação de imagens. Depois da avaliação plástica e oral a Professora Celeste brindou as crianças com bolachinhas deliciosas.

Posteriormente as crianças realizaram outros trabalhos relativos ao mesmo tema que nos permitiu constatar que a interacção estabelecida, a temática escolhida e a forma como foi trabalhada foi perfeitamente adequada à faixa etária do público alvo. Servirá, com certeza, como ponto de partida para futuras atividades.

Um grande Obrigado!

 

Visita de estudo ao Museu Berardo e Fundação Oriente

No âmbito da disciplina de Filosofia, realizou-se no dia 6 de março uma visita de estudo, para os alunos do 10º ano de escolaridade. A visita ao Museu Berardo e à Fundação Oriente, teve como objetivo o estudo dos Valores Estéticos, os alunos consideraram que esta visita lhes proporcionou maior facilidade na compreensão deste conteúdo programático.
 
 

Festa da amizade

Decorreu, em Fátima, no dia 3 de março a já habitual Festa da Amizade para os alunos de EMRC das escolas D. João II e Mem Ramires. 
Os mais de 320 alunos começaram o seu encontro na Basílica de Fátima e a visita conjunta ao tumulo dos pastorinhos, tendo visitado de seguida a Capelinha das Aparições e a Basílica da Santíssima Trindade.
 
 
 
 
Durante o período da manhã os alunos da escola Mem Ramires visitaram ainda o Museu de Cera, enquanto os alunos do 5.º ano, da escola D. João II, efetuaram a visita ao Museu da Vida de Cristo e os do 6.º ano de escolaridade visitaram a Exposição “Fátima, Luz e Paz” no Museu do Santuário e a Exposição evocativa da Aparição de Agosto de 1917 “Neste Vale de Lágrimas” a decorrer até 31 de outubro no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

 

Com um sol radioso, o almoço teve lugar na Aldeia da Pia do Urso. A Pia do Urso, é um local carregado de história, que oferece aos visitantes uma paisagem natural verdadeiramente deslumbrante e onde podemos apreciar também o magnífico trabalho de restauro das habitações típicas desta região serrana.
Está aqui também instalado o primeiro eco parque sensorial destinado a pessoas invisuais. Um conceito inovador, que pretende levar até estes cidadãos a possibilidade da apreensão do meio envolvente que os rodeia utilizando, para o efeito, os restantes sentidos, particularmente o tacto e o olfacto.
No período da tarde, e antes do regresso às respetivas escolas, os alunos voltaram a dividir-se para poder visitar as Grutas da Moeda (6.º ano da Escola D. João II), as Grutas de Mira de Aire (Escola Mem Ramires) e a Capelinha das Aparições e as Exposições: “Fátima, Luz e Paz” e “Neste Vale de Lágrimas” (5.º ano da Escola D. João II).
Foi um dia muito bem passado em que para além do convívio com antigos colegas, se puderam fazer novos amigos e aprender muitas coisas novas.

10 de março Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

A Escola Secundária Sá da Bandeira, em colaboração com a da  DECO - Santarém, assinalaram o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, com uma conferência no Auditório da Escola, subordinado ao tema “ Os direitos digitais dos consumidores”, cujo objetivo foi o de alertar os jovens e sensibilizá-los para os problemas, e riscos que correm quando se expõem de forma indevida no mundo digital. A abertura dos trabalhos foi feita pela diretora dos cursos  Profissionais,
 
Isabel Lucena  da ESSB que começou por explicar aos jovens a razão da comemoração deste dia. Em seguida A Dra  Susana Pita Soares, vereadora da CMS, com o pelouro da defesa do consumidor, dirigiu-se aos jovens para informar que esta conferência pretende “alertar para os cuidados a ter face aos desafios do mundo digital”. 
 
 
 
Esta conferência contou dois painéis, um sobre Compras On-line proferido por João Poseiro, jurista da DECO de Santarém que alertou os jovens consumidores para os desafios do mundo digital, preparando-os para interagir em segurança com as novas tecnologias.
O segundo painel esteve a cargo de Paulo Silva, António Ferreira e Luis Afonso, agentes principais da PSP de Santarém que desenvolveram o tema Cyberbullying 
 
designado como o ato de denegrir, ameaçar, humilhar ou praticar outros atos mal-intencionados contra crianças ou adolescentes, usando as novas tecnologias da informação e da comunicação, assim como os temas relacionados com a sua segurança e a privacidade na internet.
À Dra. Susana da DECO-Santarém  , à Dra. Isabel Rodrigues, do CIAC- Santarém e a  todos os professores, alunos e convidados  que estiveram connosco o nosso muito obrigada. 

MEGAS em Abrantes

Os MEGAS, fazem parte de um Projeto do Desporto Escolar relacionada com o Atletismo: 

Megasalto (salto em comprimento), Megasprint (corrida de velocidade - 40 m) e Megakilómetro (corrida de média duração - 1 km). Os nossos alunos Hugo Martinho do 10ºC classificou-se em 2º lugar na prova de Mega sprint e a Margarida Batista do 7ºC, obteve o 2º lugar na prova de Mega kmA todos os participantes os nossos parabéns.

Saramago na Biblioteca da Escola Secundária de Sá da Bandeira

Exposição sobre o escritor José Saramago, de 16 a 20 de março. A biblioteca convida-o a conhecer o nosso Nobel da Literatura.

 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing