Newsletter 3 - novembro 2014

mail
 


 
 
  Newsletter nº3: 19 julho 2019  
 
 

Centro Escolar Salgueiro Maia

Na manhã do dia 28 de outubro, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho foi recebido pelos alunos do 4º ano - 1º ciclo. Foi elevada a expectativa e a curiosidade em conhecer pessoalmente o autor de personagens, que tão bem conhecem e com as quais têm viajado para mundos extraordinariamente mágicos!...
Foi recebido com muita alegria!
Pedro Seromenho, de trato amistoso e de linguagem meiga e divertida, fez com que as sessões fossem muito interativas e cativou os alunos e professores até ao último traço das suas ilustrações.

 Feira do Livro no Centro Escolar

 
 
 
 
A Feira do Livro realizou-se, no Centro Escolar Salgueiro Maia, entre os dias 22 e 24 de outubro. As várias turmas desde o pré-escolar até ao 1º ciclo visitaram a feira acompanhadas pelos professores e pela equipa da biblioteca escolar.
 
Foram dias de grande emoção e entusiasmo por parte de toda a comunidade, tendo-se mesmo superado as expetativas quanto à aquisição de livros.
 
 
 
 
 
 
 
Dia da Hispanidade 

De forma a celebrar o Dia da Hispanidade, que teve lugar a 12 de outubro, o grupo de espanhol dinamizou, na Escola D. João II e na Escola Secundária Sá da Bandeira, uma exposição onde se retratou a história que deu origem a esta data tão importante na cultura hispânica.

 

 Visita de estudo a Aveiro

No passado dia 17 de outubro, decorreu a visita de estudo dos alunos dos 6.º e 8.º anos de escolaridade da Escola D. João II, a Aveiro.
Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a encantadora cidade de Aveiro é atravessada por três canais e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus 
coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana, que os nossos alunos puderam descobrir com a visita pelo centro histórico e passagem pela Sé.
A cereja no topo do bolo, e principal destino desta atividade, foi a visita ao “Lugar dos Afectos”, um espaço onde se pretende que “…
todos, em qualquer idade, possam descobrir um caminho, nem que seja um pequeno carreirinho, para chegar ao coração dos outros e de si próprios”, nas palavras da própria autora, a doutora Graça Gonçalves. Através da concretização de algumas atividades do jogo “Flor da Idade” procurámos pelo caminho da afetividade, abordar áreas como a Família, a Amizade, as Competências Sociais, as Escolhas e Decisões, o Amor e a Sexualidade. 
Foi, para todos, um dia repleto de emoções e à descoberta dos sentimentos que nos tornam mais humanos e sensíveis às belezas que nos rodeiam, encantam e nos levam a dar valor a cada minuto da nossa existência.
 

Saída de Campo

Os alunos da turma A, do 11º ano realizaram uma saída de campo, no âmbito da disciplina de Biologia/Geologia, com o objetivo de recolherem Planárias. Os alunos deslocaram-se à fonte da Ribeira de Santarém, munidos de equipamentos de recolha destes seres. Foi uma atividade muito enriquecedora, não só em termos científicos, como também em termos de convívio.

Jardim de Infância de Alcanhões

É importante que a criança vivencie e conheça as suas tradições locais. Assim, no dia 31 de outubro, 6º feira (um dia antes do dia de Todos os Santos), dinamizámos a atividade “ Pão por Deus/ Dia do Bolinho”. Esta atividade foi divulgada com a distribuição de folhetos pela localidade, elaborados pelas crianças, para além da informação na pasta pedagógica. Envolvendo as famílias e a comunidade, pretendemos que as crianças vivessem e reanimassem esta tradição de pedir bolinhos de porta em porta. Diz a tradição que as crianças, quando pedem o pão-por-deus, recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, frutos secos … que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. Foi o que aconteceu! A população aderiu à iniciativa e postaram-se às portas para nos receber com “ mimos” doces que nós retribuímos com a oferta de quadras alusivas à data.Fomos surpreendidos na Junta de Freguesia com a presença de todos os elementos da mesma e utentes do Centro de Dia que nos presentearam com broas tradicionais.Esta é uma atividade que deu alegria à comunidade local e às crianças. A repetir!
 

Dia Mundial da Poupança

A Escola Secundária Sá da Bandeira, em conjunto com  o BPI de Santarém, dinamizou mais uma ação de sensibilização para os seus alunos desta vez sobre a Literacia Financeira. A abrir os trabalhos a Dra  Isabel Lucena , Coordenadora do curso Prossional começou por referir  a razão da comemoração deste dia  e da importância do tema no nosso dia a dia. Para falar sobre este tema ,recebemos  o Diretor de marketing  do BPI , Dr Rui Costa , que falou  aos alunos  não só da  importância da poupança como também sobre tudo o que é preciso saber para se poupar

Na  plateia estiveram não só os alunos do curso de Ciências Sócio económicas  do 10ª e 11º ano e os do Curso Profissional Técnico de Vendas acompanhados pelos seus professores, como contamos com a presença Dra Eva Lopes, Gerente do balcão do BPI , Dra Sónia Bairro subgerente do Balcão BPI e a Dra Tina Sequeira Diretora de BPI . Obrigada a todos.
 

 
 

 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing