Newsletter 8 - maio 2014

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº8: 25 abril 2019  
 
 

Foodscapes

No passado dia 31 de março de 2014, a biblioteca da nossa escola ganhou um colorido invulgar e aromas diferentes. Quem por lá passou não deixou de notar na singularidade dos trabalhos apresentados. Tratava-se da apresentação a concurso de verdadeiras obras de arte comestíveis que despertaram, em alguns, o desejo mal contido de, se possível, as provar. A atividade, promovida pelos docentes de Inglês em interdisciplinaridade com a professora de ASC, das turmas do 7º Ano, visou despertar os alunos para a importância de uma alimentação saudável, assim como desenvolver a criatividade e enriquecer o vocabulário em língua inglesa relacionado com a temática "Hábitos Alimentares".
Os trabalhos submetidos a concurso foram avaliados por um júri, o qual escolheu como vencedores os seguintes:
Categoria "Retrato" - Vencedor (7º B - Matilde Nogueira, Bernardo Almeida, José Pereira, Francisco Costa e João Ferreira)
Categoria "Paisagem” - Vencedor (7º A - Madalena Violante, Mariana Fidalgo, Miguel Morais; Pedro Louro e Teresa Silvestre) 
Categoria "Arranjo Floral" - Vencedor (7º C - Beatriz Saragoça, Raquel Cabaça, Daniela Cabaça, Mariana Colaço e Jéssica Vassalo)    
A estes alunos foi atribuído um prémio pela sua originalidade, criatividade e cumprimento do estabelecido no regulamento do concurso. 
Agradecemos a todos os participantes e à Direção da Escola por terem tornado possível a realização desta atividade. Bem hajam!
 

 Participação no Campeonato  Regional de Canoagem

As alunas da Esc. Sec. Sá da Bandeira, Mariana Marques nº22 do 10º I(juvenil) e Maria Calado, nº11 do 9ºA (Iniciada), integraram a comitiva da Lezíria e Médio Tejo, que participou no Campeonato Regional de Canoagem do Desporto Escolar da DRELVT. 
O evento que decorreu no dia 1 de maio, na praia do Ouro, em Sesimbra, integrou três provas, salom (5 portas), Velocidade (200m) e Resistência (1000m), todos os atletas tinham que realizar as três  provas, sendo que a classificação final resultava da pontuação obtida em cada uma.
Participaram cerca de 80 atletas.
As nossas duas alunas, empenharam-se em todas as provas com elevado desportivismo. Salienta-se o 1º lugar de Juvenis Femininos obtido pela Mariana Marques.
 
  

Projeto de Voluntariado Re-Colour

Durante os meses de Fevereiro e Março de 2014, várias dezenas de jovens da cidade de Santarém, todos eles estudantes (muitos da escola Secundária de Sá da Bandeira), integraram o projecto de voluntariado «Re-Colour», o qual, sem quaisquer fins lucrativos, tem como objetivo apoiar na reabilitação de casas cujos proprietários não tenham possibilidades para o fazer.
A casa intervencionada neste período registou várias melhorias em resultado do trabalho dos voluntários, tendo o Re-Colour promovido a pintura de três divisões (nomeadamente o quarto, a casa-de-banho e a sala de estar) e a restauração de janelas. Contou, para o efeito, com o patrocínio de várias entidades e com a afabilidade dos proprietários, que motivaram decisivamente os voluntários envolvidos. 
Embora a concretização de futuros projectos possa estar em causa devido à falta de fundos, o sucesso desta última iniciativa garantiu já a vontade de efetuar mais intervenções. 
 
 

Dia da MÃE

A Biblioteca da escola Secundária de Sá da Bandeira, comemorou o dia mãe, com uma exposição alusiva ao tema. Poemas de vários autores, nomeadamente de António Gedeão, Miguel Torga e José Luís Peixoto, entre outros, marcaram presença neste evento.
 
 

Medidas de Sustentabilidade em Meio Escolar

Decorreram nos dias 28 e 29 de Abril, um conjunto de palestras inseridas na temática das “Medidas de sustentabilidade ambiental em meio escolar” que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito das atividades incluídas no Projeto Comenius, que a escola incrementa em parceria com o Colégio de S. José Obrero (Espanha). 
Estas palestras foram dinamizadas pelo Engenheiro Filipe Melo, da Resitejo e envolveram 15 turmas do 8º, 9º, 10º e 11º anos e dos Cursos Profissionais. Os alunos foram sensibilizados para a importância da recolha seletiva dos resíduos e sua posterior valorização e confinamento seguro. Em simultâneo foi divulgada informação afim, na biblioteca e na sala de alunos.
 

 

Sessao Informativa sobre Circulaçao de Peões e Veiculos

No dia 8 de maio teve lugar uma sessão informativa/ reflexiva sobre regras e boas práticas na circulação de peões e veículos no arruamento que circunda a Escola Secundária Sá Bandeira destinada aos alunos da turma B do décimo primeiro ano. Esta sessão foi dinamizada pelo Eng.º Rui Cabral, Encarregado de Educação, representante dos Encarregados de Educação dos alunos da turma e Eng.º Civil Assessor das Estradas de Portugal. Os alunos da turma foram confrontados com situações perigosas e infratoras de condutores e peões que podem por em causa a segurança dos vários utentes da via e foram convidados a refletir sobre comportamentos a adotar de forma a minimizar as situações de risco. A sessão cumpriu com os objetivos previstos e os alunos mostraram-se muito interessados nas questões abordadas. No intuito de proporcionar este tipo de reflexão a um conjunto também muito importante de utilizadores da via, os pais, será dinamizada uma outra sessão, ainda este mês, destinada a Encarregados de Educação e familiares dos alunos da turma.
 
 

Ação de divulgação do IST

No passado dia 9 de maio, um ex-aluno da escola Secundária de Sá da Bandeira, desenvolveu uma ação de divulgação do Instituto Superior Técnico. Nesta ação participaram as turmas do 12º C e D. Foram apresentados todos os cursos que funcionam, não só no campus da Alameda, mas também os que funcionam no Tagus Park. Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecerem todos as suas dúvidas, relativamente a notas de acesso, saídas profissionais, empregabilidade , propinas e ação social. No final todos se congratularam e agradeceram  a presença do Tomás. 
 

Visita de estudo ao CTIC, MARSIPEL e RENOVA

No passado dia 28 de abril os alunos do 11º ano de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária de Sá da Bandeira, realizaram uma visita de estudo a Alcanena e à Zibreira, no âmbito da disciplina de Física e Química A.Nas instalações do Centro Tecnológico das Indústrias de Curtumes, CTIC, os alunos foram recebidos pelos técnicos que deram uma pequena palestra, onde referiram o seu trabalho junto das indústrias. Posteriormente visitaram os Laboratórios e inteiraram-se dos testes físicos e químicos ali realizados.
Seguidamente deslocaram-se às instalações de uma Fábrica de Couros, MARSIPEL, onde foi possível ver todo o processo de transformação da pele do animal até ao produto final, o couro.
Por fim, nas instalações da fábrica de reciclagem do papel, RENOVA, houve possibilidade de ver todo o processo de produção de papel tissue (papel de uso doméstico e sanitário obtido a partir de pasta de papel usado e selecionado e de pasta de papel virgem), e o seu embalamento. Visitaram ainda, nas instalações, a ETAR onde é feito o tratamento das águas antes de serem enviadas para o rio Almonda. 
No final, alunos e professores manifestaram agrado pela forma salutar como a visita decorreu e sublinharam a vantagem da realização da mesma.

Exposição na biblioteca

Encontra-se patente na biblioteca da Escola Secundária de Sá da Bandeira, uma exposição de trabalhos, cujos temas são "A evolução do modelo atómico" e "Utilização de painéis fotovoltaicos". Os trabalhos, realizados pelos alunos da turma 10ºE, mostram os diferentes modelos do átomo desde, Dalton até ao modelo quântico. Foram utilizados os mais diversos materiais, desde a plasticina, a bolas com armação em arame. É de salientar a criatividade de um grupo, que construiu um jogo didático, onde se atinge a final, respondendo corretamente às questões sobre os diferentes modelos atómicos. Relativamente à utilização dos painéis fotovoltaicos, os trabalhos incidiram na construção de maquetes, nomeadamente a da escola, cuja iluminação se faz recorrendo a painéis fotovoltaicos.

 

Torneio Regional de Badminton

No dia 22 de Maio os alunos apurados no torneio inter-escolas de Badminton estiveram presentes na fase regional de Badminton em Torres Novas.
Foi um dia muito enriquecedor a nível do convívio e os dois alunos participaram com empenho e dedicação no torneio alcançando excelentes resultados.
Saudamos os alunos Filipe Rodrigues pela obtenção do 1º lugar no escalão infantil B masculino e o aluno Diogo Rodrigues pela obtenção do 2º lugar no escalão infantis A masculino.
Foi com grande entusiasmo que os alunos subiram ao pódio em representação do Agrupamento para receberem as medalhas.  
 

Torneio de Raquetas

No dia 29 de Maio realizou-se, mais uma vez, na nossa escola o torneio de raquetas, no âmbito do Plano Anual de Atividades. 
Foi um dia muito enriquecedor a nível do convívio tendo os alunos de ambos os sexos e de todos os escalões participado com empenho e dedicação no torneio e nas várias modalidades, nomeadamente Badminton, Ténis de Mesa e Ténis.
 
 
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing