Newsletter 4 - fevereiro 2017

mail
 


 
 
  Newsletter nº4: 16 setembro 2019  
 
 

Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira

 Caros leitores,

Estamos de volta! Depois de um breve interregno, retomamos a publicação da newsletter do Agrupamento de Escolas Sá Bandeira. Desejamo-vos boas  e profícuas leituras.

Jardim de Infância da Póvoa de Santarém

O lema principal do projeto curricular em curso no Jardim de Infância da Póvoa de Santarém é “Na construção de uma cidadania participativa”.
Neste âmbito, foi realizada uma visita ao “ Presépio do Sr. Eurico”, no dia de Reis. Trata-se de um trabalho de construção e recolha de várias peças de olaria, colocadas num cenário, que apresenta não só o presépio, mas também elementos relacionados com a vida quotidiana, como, por exemplo, profissões, festas, atividades sociais variadas e réplicas de alguns monumentos da zona. A deslocação ao “Presépio do Sr. Eurico” permitiu também vivenciar uma manifestação sociocultural tradicional, que é Cantar as Janeiras. 
Cantaram-se as Janeiras ao Sr. Eurico com uma canção feita pelas crianças que lhe ofereceram um calendário do novo ano, colorido com as suas pinturas.
 

Os Reis Magos chegaram à escola

 

Realizou-se no dia seis de janeiro a atividade alusiva à tradição espanhola de comemoração do Dia de Reis, dinamizada pelas professoras Maria José Cantarrilho e Isabel Marques.
A atividade consistiu na declamação de “villancicos” e na distribuição de votos para o Ano Novo em forma de rebuçado.
Os alunos António Nogueira, Afonso Henriques e Tomás Pinho, do 7º ano de escolaridade, animaram diversos espaços escolares da Escola Secundária de Sá da Bandeira, tendo tido grande recetividade por parte de toda a comunidade escolar. 
Os alunos de Espanhol da Escola D. João II também comemoraram este dia com uma exposição de leques alusiva à temática, com um mini espetáculo de Sevilhanas e  canções de Natal (villancicos). A atividade dos cânticos foi realizada em articulação com a Docente Maria João Farinha que ajudou a ensaiar os alunos. 
 
   
 
Aqui fica o agradecimento aos alunos, funcionários e colegas que tornaram possível a concretização desta atividade.
 

 Feira vocacional - inspiring future

No dia 8 de fevereiro decorreu na Escola Secundária Sá da Bandeira uma mostra de Universidades e Politécnicos destinada aos alunos do Ensino Secundário. Na iniciativa estiveram presentes instituições Públicas com ensino de caráter universitário, Públicas com ensino de caráter politécnico e Privadas.
A organização do evento resultou de uma parceria com a "Inspiring Future", uma associação que tem como finalidade promover a capacitação dos jovens, na sua transição para o ensino superior e o mercado de trabalho.
- As instituições de ensino superior montaram os expositores no pátio da biblioteca e os alunos tiveram oportunidade de falar diretamente com os representantes das diferentes escolas.
- Os alunos do 12º ano assistiram ainda a palestras sobre alguns dos principais cursos da sua área de estudos proferidas pelos representantes das instituições de ensino superior e participaram também em workshops de desenvolvimento de competências pessoais, nas áreas da tomada de decisão, da proatividade e da transição para o mercado de trabalho.
O “Inspiring Future” em números:
40 Instituições presentes 
10 palestras X 90 minutos
Alunos de 11º ano envolvidos - 214
Alunos de 12º ano envolvidos - 251    
Docentes envolvidos - 24

        

Esperamos que os nossos alunos se sintam, agora, mais informados, mais proativos e sobretudo mais motivados para o futuro.
 

 Visita de estudo à Escola Superior de Desporto de Rio Maior

No dia 9 de fevereiro, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, visitaram, no âmbito de formação em contexto real, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
Esta formação realizou-se no âmbito das disciplinas de Gestão de Programas e Projetos do Desporto e Práticas de Atividades Físicas e Desportivas. Assim, os alunos tiveram oportunidade de conhecer os serviços administrativos e de apoio aos estudantes, bem como as valências técnicas e desportivas da escola.
A visita terminou com uma atividade prática de fitness (sessão de zumba).
 
 

Escola aposta na segurança

 

Por iniciativa do Grupo de Educação Física, a escola adquiriu um kit de quatro bonecos para prática simulada de Reanimação Cardiorrespiratória. Este novo equipamento justifica-se no âmbito da formação específica dos Cursos profissional de Apoio à Gestão do Desporto e do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde. 
O objetivo é também generalizar a formação à comunidade escolar, de forma a promover uma cultura de segurança e capacidade de resposta a situações de emergência.

 

                

Exposição de pintura na Biblioteca

Está patente na Biblioteca da Escola Sá da Bandeira uma exposição de pintura subordinada aos temas “ A desconstrução da obra de arte” e “ Reprodução de pintura”, com trabalhos realizados pelos alunos das turmas F,G,H, do 8º ano, na disciplina de Artes e Ofícios, e do 9º ano, das turmas F e G, na disciplina de Educação Visual, orientados, respetivamente, pelas docentes Esmeralda Esteves e Isabel Gaspar. 

                    

 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing