Newsletter 1 - outubro 2016

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº1: 26 junho 2019  
 
 

Novo Ano Letivo

 

Hipoterapia 

É com bastante satisfação que as professoras dos alunos da Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência, a funcionar, no Centro Escolar Salgueiro Maia e a professora da Escola Básica nº1 da Portela das Padeiras, dão a conhecer à comunidade educativa deste Agrupamento os resultados obtidos nas Provas de Hipoterapia, realizadas na Escola Superior Agrária, em Santarém.
O aluno João Venâncio obteve o primeiro lugar na prova B - no Encontro organizado pela Escola Alexandre Herculano e pela APPACDM, para as escolas, com a  Hipoterapia e também no âmbito do Desporto Escolar, o aluno Guilherme Carvalho Silva obteve o primeiro lugar e a aluna Beatriz Eloy Azevedo obteve o segundo lugar - na prova B, Prova de Hipoterapia, organizada pela APPACDM de Santarém.
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.

Visita Cultural 

O grupo disciplinar 240 (Educação Visual e Tecnológica) organizou, no dia 01 de julho, um Passeio Cultural à Golegã. Esse passeio destinou-se à visita da Casa Estúdio Carlos Relvas, ao Museu Martins Correia (Edifício Equuspolis) e ao Museu da Máquina de Escrever.O grupo de 19 pessoas participou muito animado nesta iniciativa à descoberta do património cultural (pintura, escultura, fotografia, arquitetura e artefactos), numa localidade bem perto da cidade de Santarém.Foi um dia bem passado, com boa companhia e com um agradável repasto no Restaurante “Adega do Cú da Mula”.

Jardim de Infância de Alcanhões

Setembro é o mês das adaptações!
A adaptação é um período que exige tempo, paciência e um grande esforço por parte de todos, pois as crianças têm que enfrentar pessoas, espaços e regras que lhes são completamente desconhecidos, precisam de ultrapassar a sensação de abandono, resolver com optimismo a separação e aprender a reagir à frustração. Parece muito simples mas é um dos processos mais complicados da vida de uma pessoa. Esta transição, do meio familiar para o meio escolar, vai ser determinante para futuras transições e sucessos ou não das mesmas. Também aos mais velhos é exigida tolerância e compreensão para os choros e para dar a
poio à integração dos mais novos. Agora que já passaram duas semanas as crianças já quase ultrapassaram o impacto da nova vida “escolar” pelo que já foi possível começar a introduzir as regras da vida no jardim de infância. 
Como vem referido nas Orientações Curriculares (2016), cabe à educadora uma atenção muito especial e “ um planeamento cuidado, de acordo com a situação das crianças e do grupo, tendo em conta que a chamada “adaptação” da criança ou seja a sua inserção na instituição e no grupo, exige, sobretudo, que o ambiente educativo se adapte às suas necessidades e características”.

Dia da Escola

Realizou-se no dia 11 de outubro as comemorações do Dia da Escola Secundaria de Sá da Bandeira. Alunos e Professores assistiram a uma missa na Igreja de Santa Clara seguindo-se a entrega dos diplomas do Quadro de Valor e de Excelencia.

 

 

 

XIX Encontro Jovens Cientista 

De 11 a 14 de janeiro realiza-se, na Escola Secundária de Sá da Bandeira, o XIX Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO.

 

 Dieta Mediterrãnea

Decorreu na Escola Secundária de Sá da Bandeira uma ação de formação sobre Dieta Mediterrãnea, para os alunos do ensino secundário.

Jardim de Infância das Abitureiras

Em 1991, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 1 de outubro como o Dia Internacional do Idoso. O objetivo desta medida foi sensibilizar para a necessidade de proteger e cuidar dos mais idosos, que, infelizmente, são muitas vezes esquecidos não só pela sociedade como também pela própria família.
Todos os anos costumamos comemorar o Dia do Idoso com uma visita ao Centro de Dia (CAF) de Abitureiras, para passar um bocado da manhã com os “avós”/idosos. Quando lá chegámos, fomos recebidos alegremente pelos avós/idosos e pela diretora e funcionários do CAF. Oferecemos-lhes uma tela feita pelos meninos e meninas do jardim de infância e escola das Abitureiras. Os idosos gostaram muito da nossa surpresa.Durante a visita, houve muita animação, canções, histórias, miminhos, fotografias e no fim guloseimas para todos! Gostámos muito de ir ver os “avós” e eles ficaram muito contentes com a nossa visita! 
 
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing