Newsletter 3 - dezembro 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº3: 16 setembro 2019  
 
 

Jardim de Infancia de Alcanhões

Projeto “Salão de Cabeleireiro” 
 
Na infância o brincar ao faz de conta é uma constante. Este ano as brincadeiras aos cabeleireiros têm sido recorrentes pelo que fazia todo o sentido dinamizar um espaço dedicado a esta atividade. Assim, partindo do saber da criança e da sua atividade espontânea as educadoras intervieram por forma a permitir oportunidades de aprendizagem diversificadas tendo em conta as diferentes áreas de conteúdo. O salão de cabeleireiro tem feito um sucesso junto de todas as crianças. Foi enriquecido com os materiais que as famílias enviaram e também com os adereços elaborados no Jardim. As brincadeiras neste espaço permitem para além da socialização várias aprendizagens: leitura, escrita e matemática (na marcação do atendimento com o registo da hora, nome do cliente e pagamento); motricidade fina (manuseamento dos utensílios, realização dos trabalhos de cabeleireira e de manicura); linguagem e vocabulário (com a necessidade de aprender novos vocábulos e comunicar com os clientes); formação pessoal e social (treinando competências como a partilha, o dar a vez, o esperar) e ainda no domínio do conhecimento do mundo (na aprendizagem do comportamento a adotar num salão de cabeleireiro).

Sá da Bandeira Solidária

Realizou-se nos dia 28 e 29 de novembro mais uma recolha de alimentos, para o Banco Alimentar. Uma vez mais o Agrupamento de Escolas Sa da Bandeira marcou presença. Alunos e Professores envolveram-se nesta onda de solidariedade. A todos um grande Bem Hajam!

 

 

 

Curso Profissional de Técnico de Controlo Alimentar

No âmbito da disciplina de Microbiologia, decorreu no passado dia 26 de novembro uma visita de estudo dos alunos do TCA3 à Estação de Tratamento da Água da Asseiceira (Tomar).

A visita foi guiada por uma Engenheira química, que explicou todo o processo envolvido no tratamento da água para consumo humano, desde a captação na barragem de Castelo de Bode até às toneiras da população de Lisboa.  

Dia Mundial de Luta contra a SIDA

No dia 1 de dezembro a Escola Secundária de Sá da Bandeira comemorou o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.A SIDA foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Este Dia Mundial foi lançado em 1988 e foi o primeiro dia global dedicado à saúde.No ano passado 2,5 milhões de pessoas contraíram o VIH e cerca de 1,7 milhões morreram em consequência deste.A atividade desenvolvida conjuntamente pela turma do TAS2 na disciplina de Saúde e

pela equipa do PESS teve como objetivo alertar a Comunidade para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). Cartões e laços vermelhos elaborados pelas alunas foram distribuídos à comunidade.

Curso Vocacional

No passado dia 04 de dezembro, os alunos da turma do Vocacional, apresentaram uma exposição com propostas para decoração da mesa para a Ceia de Natal. O trabalho foi executado no âmbito da disciplina de serviço de mesa e bar, em que foram criados quatro grupos de trabalho, sendo que cada um escolheu um tema e uma decoração segundo os materiais disponíveis e a imaginação de cada grupo. As mesas têm ainda sugestões de ementas diferentes para assim poder tirar sugestões para a sua Ceia de Natal, foram criadas na disciplina de serviço de mesa e executadas na disciplina de informática.

Visita de estudo a Conimbriga 

Decorreu no dia 12 de novembro, sob os bons auspícios de S. Martinho e S. Pedro, a visita de estudo dos mais de 130 alunos do 5.º ano de escolaridade de Educação Moral e Religiosa Católica da Escola Básica 2, 3 D. João II a Coimbra.No período da manhã realizou-se a visita ao Museu Monográfico de Conímbriga onde os alunos puderam contactar com esta “cidade romana”. A atual exposição permanente apresenta objetos de uso quotidiano, dispostos por tema, evoca oforum monumental, a riqueza das domus, a pujança do seu comércio, a religião e crendices da população romanizada e a presença suevo-visigótica. Os mosaicos, preservados in situ, constituem uma grande e importante coleção muito apreciada pelos visitantes. 

A Casa dos Repuxos, possui uma área pavimentada de mosaico com 569 m2, importantes vestígios de pintura mural, um peristilo central ajardinado com um lago e jogos de água que o tornam único. No período da tarde, e após um almoço bastante animado, os alunos lançaram-se alegremente à descoberta do Portugal dos Pequenitos: parque lúdico-pedagógico, situado na baixa de Coimbra e destinado essencialmente à Criança e que comemora atualmente o 75º aniversário. Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto, que tem como patrono este ilustre Professor. 

Os professores, no balanço desta visita, fazem eco da avaliação da professora Vera Henriques “Amei esta visita de estudo, o companheirismo, a alegria dos garotos... foi uma linda simbiose...”.

Biblioteca Escolar Salgueiro Maia 

 

Concurso "O NATAL"
Os alunos do Centro Escolar Salgueiro Maia, ao longo do mês de dezembro,  irão participar num concurso intitulado "O NATAL".    Os alunos são convidados a escrever uma frase sobre O NATAL e a colocá-la na árvore de natal construída com envelopes. As frases vencedoras, 1º, 2º e 3º lugares, receberão uma pequena lembrança alusiva ao tema e serão afixadas na árvore de Natal que se encontra na entrada da escola. 
Sessão de Animação de Leitura com o autor Jorge Courela
O autor Jorge Courela deu, na manhã de terça-feira dia 1 de dezembro, um espectáculo musical, em que apresentou as suas obras: “Capitão Miau Miau” e “Zé Maria Catatua”.
Com euforia e entusiasmo os alunos, desde o pré-escolar ao primeiro ciclo, Educadoras, Professoras e Auxiliares assistiram ao espectáculo que decorreu com muita música e dança.
Foi uma manhã fantástica que terminou com uma sessão de autógrafos individualizados nos livros adquiridos pelos alunos.Tentamos assim de uma forma musical e através da dança promover a literatura para a infância de forma a consciencializarmos os nossos alunos para a importância de viverem e respeitarem os livros.
Dia da Segurança no Computador
O Dia da Segurança do Computador celebra-se anualmente a 30 de novembro e visa alertar para os perigos da utilização de um computador não protegido. 
A propósito desta temática, e com o intuito de divulgar à comunidade escolar alguns dos cuidados a ter para manter o computador seguro, os alunos do Centro Escolar realizaram algumas actividades onde foram alertados para as regras de segurança no uso dos computadores. 
Sessão de animação de leitura - O Capitão Miau Miau
Foram dinamizadas pela professora bibliotecária, ao longo da semana, duas sessões de leitura para o primeiro ciclo. As aventuras do Capitão Miau Miau, do Gato Sapato e da Gata Felícia, em busca da ilha misteriosa e sua fonte sagrada... As turmas do Pré-Escolar estiveram presentes na biblioteca escolar, nos dias 24 e 25 de novembro, para assistirem a uma sessão de animação de leitura dinamizada pela professora bibliotecária. 
As aventuras do Capitão Miau Miau, do Gato Sapato e da Gata Felícia, em busca da ilha misteriosa e sua fonte sagrada, do autor Jorge Courela, encantaram miúdos e graúdos!!
Foi uma abordagem inicial da história com o objetivo de motivar os alunos para a vinda do autor, ao nosso centro escolar, no próximo dia 1 de dezembro. 
 
 

Clássicos Portugueses

A Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Doutora Celeste Gregório, esteve presente na Biblioteca do Centro Escolar, nos dias 29 e 30 de Outubro, no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com a atividade "Os Clássicos Portugueses". Foi efetuado o percurso cronológio de alguns dos mais importantes escritores, Luís de Camões, Padre António Vieira, Fernando Pessoa, José Saramago... assim como apresentadas as suas principais obras.Foram momentos de grande emoção e aprendizagem vividos, ao longo destes dois dias, quer pelos alunos do pé-escolar, quer do 1º ciclo !!! Agradecemos à professora Celeste estes momentos de partilha que muito enriqueceram os nossos alunos!!!....

 

 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing