Newsletter 2 - novembro 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº2: 20 março 2019  
 
 

Biblioteca Escolar D. Joao II

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Em outubro, comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Por todo o mundo, procura-se dar maior visibilidade às bibliotecas escolares e consciencializar para o seu valor nas aprendizagens. Para este ano, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar, sendo todo o mês de outubro dedicado à sua celebração.
Foram várias as iniciativas e atividades que  aconteceram ao longo deste mês: Dia Mundial da Música; O Livro ao longo dos tempos, com a Bibliotecária Municipal; Conhecer a BE;  Ação de Formação “Usar o Google Drive em contexto de sala de aula” e o Mural a assinalar o Dia das Bibliotecas Escolares.
 Dia Mundial da Música
 Nos dias 1 e 2 de outubro, esteve patente uma Mostra Bibliográfica na BE e no átrio da escola uma Exposição a assinalar esta comemoração.
No dia 1, foi projetado o  filme “O Pedro e Lobo” para as turmas 5ºH e o 6º C e o filme “Stomp”, em articulação com a disciplina de Educação Musical.
Feira do Livro
Decorreu nos dias 22 e 23 de outubro a Feira do Livro, atividade inserida nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Tal como no ano letivo passado, foi muito concorrida e com um volume de vendas bastante razoável.
 
Formação de Utilizadores – Conhecer a BE (5º ano)
 
Decorreu  na segunda metade do mês de outubro a atividade "Conhecer a Biblioteca", destinada aos alunos do 5º ano de escolaridade. Esta atividade pretendeu dar a conhecer o espaço físico da BE, como está organizada e a lógica de arrumação dos
 
livros. Insere-se na formação destinada aos utilizadores da 
 
 
biblioteca, de modo a poderem usufruir dos seus recursos da melhor forma. Tratou-se de uma viagem à descoberta da  biblioteca!

 

 

O Livro ao longo dos tempos
Nos dias 20 e 21 decorreu a atividade dinamizada pela Bibliotecária Municipal, Drª Luísa Cotrim, "O Livro ao longo dos Tempos" .
 
Foi uma conversa muito interessante sobre o objeto livro, a sua evolução histórica, os seus materiais, formatos e formas de impressão. Foram apresentados livros com cinco séculos tão preservados como os de hoje.
 
Os alunos colocaram muitas questões relacionadas com os livros e com a Biblioteca Municipal Braamcamp Freire e a Sala de Leitura Bernardo Santareno,
 
nomeadamente sobre o seu funcionamento e sobre o espolio que guarda e preserva.
 
 
 
Ação de Formação “Como usar o Google Drive em contexto educativo”
No dia 21 realizou-se a Ação de Formação “Como usar o Google Drive em Contexto Educativo”, inserida na Oferta Educativa da Biblioteca Escolar e destinada a professores (preferencialmente de ASC e Diretores de Turma).Esta formação pretendeu dar a conhecer esta ferramenta da Web 2.0 que permite trabalhar em conjunto, quer entre professores, quer entre alunos ou ainda entre os dois.Esta iniciativa teve grande adesão entre os docentes, que se mostraram bastante animados e interessados. Preve-se uma segunda edição desta ação.
 
Dia das Bibliotecas Escolares
No passado dia 26 de outubro, comemorou-se o Dia das Bibliotecas Escolares. A RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) escolheu este dia para assinalar o trabalho realizado pelas bibliotecas nas escolas.
Esta data foi assinalada de diferentes formas no país. Na E.B. D. João II fez-se um Mural com a participação de alunos e professores que responderam à pergunta “Ler para ti é...”
 

Jardim de Infancia de Alcanhões

Participação de Elementos da Comunidade em Atividades Educativas
Visita dos pais da Maria Ana
Nos dias 21 e 28 de outubro, os pais da Maria Ana  dinamizaram uma sessão musical, pois a mãe é a fadista Célia Leiria e o pai é o guitarrista Pedro Amendoeira. 
Na primeira sessão, falaram do Fado como um estilo musical português que foi elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO; mostraram a guitarra
portuguesa e uma viola e a diferença de som destes instrumentos; cantaram vários fados entre eles um sobre a formiga (o tema que estamos a trabalhar). No fim lançaram o desafio – Cada família deveria escrever uma quadra para ser musicada e cantada na sessão seguinte.
Durante a semana, os grupos das duas salas foram pesquisar na internet sobre fadistas e tiveram oportunidade de ver e ouvir vozes como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Marisa e Joana Amendoeira. 
Para agradecer a disponibilidade e o fascínio que o momento musical proporcionou, cada finalista desenhou os artistas e em grande grupo foi votado o trabalho “mais bonito” para elaborar uma tela que foi oferecida na segunda sessão. 
 
Foram momentos inesquecíveis tanto para as crianças como para os adultos. OBRIGADA!
 
S. Martinho
No dia 11 de Novembro, e conforme tínhamos planeado, comemorámos o Dia de S. Martinho com os nossos colegas do 1º Ciclo. Nos dois dias que antecederam esta data, fizemos os preparativos: conhecemos a Lenda de S. Martinho; ouvimos a história da Maria Castanha; observámos e desenhámos o ouriço e a castanha; aprendemos canções e lengalengas; vimos um assador de castanhas, mexemos em carvão e fizemos os cartuchos em papel de jornal. Estava tudo pronto! Assim, na quarta-feira, dia de S. Martinho, pelas 10.30h, saímos do Jardim e fomos até à Escola dos grandes. O homem das castanhas foi a grande novidade de este ano para o nosso Magusto, que assou, na perfeição, as nossas castanhas. Então, todos juntos, comemos, bebemos groselha, brincámos com os amigos, revimos irmãos, primos e antigos colegas e cantámos canções alusivas a esta data. No fim, os colegas do 1º Ciclo oferecerem-nos um colar com uma castanha, feito por eles. Todos, grandes e pequenos, tiveram direito a uma recordação, que agradável surpresa! Foi uma excelente forma de celebrarmos esta tradição. De volta ao nosso Jardim, conversámos sobre a Festa do Magusto e depois elaboramos um registo plástico e oral sobre esta atividade.
 
 

Dia Mundial da Filosofia

Dia Mundial da Filosofia 
na Sá da Bandeira houve “Pluralidade de Linguagens e Lugares de Filosofia”:        
diálogos sobre o Amor, na perspetiva da Filosofia, do Português e da Química,no sofá, à mesa, com chá e bolos (servidos com afeto), perto do quase centenário busto de Sócrates , documento do Mês de novembro, testemunho e matriz da identidade e do percurso da Escola,  enquanto instituição pedagógica e ‘lyceu’ que formou gerações.

Exposição 

Encontra-se patente na biblioteca da escola Secundária de Sá da Bandeira uma exposição sobre o Sistema Solar, com trabalhos realizados pelos alunos das turmas A e C, do 7º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas.

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing