Newsletter 16 - junho 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº16: 16 setembro 2019  
 
 

Atividades de EMRC

Encontro inter escolas do Ensino Secundário. 
Decorreu no dia 16 de Maio, no Convento de S Francisco, mais um encontro inter escolas para os alunos de EMRC da Diocese de Santarém. A atividade revelou-se bastante positiva para todos os que puderam participar. Estiveram em Santarém jovens de toda a diocese para se unirem às festividades da Comunidade de Taizé que celebra este ano os 75 anos de existência, o 100º aniversário do seu fundador, Ir Roger e os 10 anos da sua morte. O seu espírito está bem vivo!
 
Semana da Educação Moral e Religiosa Católica.
Vem e vê! A atividade decorreu de 25 a 29 de maio a semana da disciplina. Ao longo deste período, as aulas de porta aberta, as exposições, o concurso de imagens para o slogan foram positivas e permitiram divulgar os conteúdos e objectivos da disciplina junto de toda a comunidade educativa.
 

E.B. D. João II - Projeto de Solidariedade

A turma 8º A da Escola D. João II, no âmbito da disciplina de oferta de escola Arte ao Serviço da Cidadania, desenvolveu ao longo do 3º Período letivo um projeto solidário, que designou de "Projeto ASC: Amizade, Solidariedade, Comunidade". 
Os objetivos foram promover a amizade, colaboração e entreajuda entre os elementos da turma, sendo solidários para com os mais necessitados, dando um pouco de si pela comunidade envolvente. As tarefas repartiram-se entre a venda de canetas e porta-chaves, venda de rifas, venda de bolos e bebidas nos intervalos e o mealheiro da turma, que semanalmente foram amealhando dinheiro para doar ao Grupo de Acolhimento e Missão, que ajuda famílias carenciadas da zona onde a Escola D. João II está situada. Outra vertente foi a campanha lançada à comunidade escolar para oferta de produtos de higiene e limpeza, que são produtos que fazem falta às famílias carenciadas e que pouca gente oferece.
No domingo, dia 7 de junho, uma delegação da turma, composta por 4 alunos, foi até ao Jardim de Cima, à Quinta dos Missionários Combonianos, onde está sediado o Grupo de Acolhimento e Missão, entregar os frutos do seu projeto, que foram mais de 300 euros em dinheiro, e um rol de produtos de higiene e limpeza que foram assim entregues para serem distribuídos aos mais necessitados. Concluiu-se assim o Projeto, ficando a sensação boa de poder ajudar quem mais precisa e, acima de tudo, a vivência prática do que é ser cidadão responsável, atento e ativo, na construção de um mundo melhor. Parabéns aos alunos da turma A do 8º Ano, que tiveram esta iniciativa, e ao diretor de turma Luís Silva, que os orientou e ajudou neste projeto. Bem haja a todos!
 

Jardim de Infância de Alcanhões

Projeto “Construindo Pontes educativas”
Dinamização da atividade “ Filosofia para crianças”
 
No seguimento do Projeto “Construindo Pontes Educativas”, convidamos o nosso colega João Valente, professor de Filosofia, para partilhar os seus saberes e dinamizar um momento de questionamento e diálogo com o grupo dos mais velhos deste Jardim de Infância. Esta iniciativa teve como principal objetivo proporcionar às crianças a capacidade de se maravilhar com o Mundo, a aprender a pensar, a colocar questões, habituando-se ao diálogo e à troca de ideias.
É nesta interação entre o saber dos professores dos outros ciclos e a sua aplicação por cada um a este contexto muito específico que cada um (crianças/educadores/professores) desenvolvem o seu saber.
Obrigado Professor João! 

Biblioteca Escolar do Centro Salgueiro Maia

Dia da Criança
As Nações Unidas aprovaram a 20 de novembro de 1959 a Declaração dos Direitos da Criança, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo. Em Portugal O "dia da Criança" celebra-se no dia 1 de Junho. 
No nosso centro escolar esta data foi vivida com muita emoção por toda a comunidade escolar. Na parte da manhã as professoras realizaram algumas atividades no campo de jogos e nas salas. Convidamos o "vendedor de pipocas e gelados" e de uma forma organizada os alunos compraram gelados e pipocas. Na parte da tarde realizou-se uma exibição e um workshop de dança para toda a comunidade escolar.
Os Clássicos
No dia 5 de Junho a Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira esteve presente no Centro Escolar com o objetivo de promover a literacia da Literatura, a partir da Biblioteca Escolar, às turmas 10 e 13. Estas sessões tiveram como base conceptual - "Literatura - Um património para conhecer e apreciar". Foi efetuado um percurso cronológico dos escritores fazendo-se referência à atualidade dos conteúdos. O desenvolvimento da atividade decorreu com a apresentação coletiva dos fantoches (identificação individual, ofício de escrita, justificação das presenças), apresentação por grupos (os poetas, os escritores), apresentação individual (a obra, frases mais conhecidas e seu significado) e no final foi efetuada a avaliação da sessão com atividade de desenho.
Marcha da Saúde
No dia 22 de Maio os alunos, do Centro Escolar Salgueiro Maia, participaram numa "Marcha da Saúde", desde o centro até ao complexo aquático, integrada numa ação de angariação de mantimentos a fornecer aos mais necessitados. 
No dia 24 de Maio foram entregues pelos nossos alunos os alimentos recolhidos.
 
 
Mahalo Nui Loa - Por este momento!
 
No dia 20 de Maio os alunos do Centro Escolar Salgueiro Maia, desde o pré-escolar ao 1º ciclo, e os seus professores participaram numa atividade intitulada "Mahalo Nui Loa" desenvolvida no âmbito de um projeto da Coordenadora a Educadora Delina.Os alunos, professores e auxiliares participaram de uma forma entusiasta com muita dedicação e empenho. Foi um momento fantástico!...
 A Arca do Tesouro
No dia 22 de Maio, a Professora Amélia Morgado e os seus alunos, do 3º Ano Turma 14, estiveram na nossa Biblioteca, onde ouviram o conto de Alice Vieira “A Arca do Tesouro”. A história de Maria e da sua caixa azul, uma caixa que «não serve para nada». Mas há-de servir...
Seguidamente debateu-se o significado da história e os alunos deram a sua opinião sobre “O que não serve para nada…… serve para…. “. Foram momentos de grande partilha!!!!
No final os alunos elaboraram  uma caixa redonda “onde também eles irão guardar as suas palavras!...”
A hora do Conto - Leónia Devora Os Livros 
No dia 18 de Maio, a Professora Susana da Bernarda, do 3º Ano Turma 15, esteve na nossa Biblioteca, onde apresentou um pequeno conto "Leónia Devora Os Livros". 
Seguidamente festejou-se o aniversário de uma das alunas. 
Foram momentos de grande entusiasmo e partilha !!!!
Menção Honrosa - Sessão de atribuição de prémios
Os alunos da Turma 10, do Centro Escolar Salgueiro Maia, foram  distinguidos, pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, no Concurso “Imagens Contra a Corrupção”. Quando foram chamados para receberem os prémios, um grupo de três alunos fez uma pequena encenação onde testemunhou como desenvolveu o trabalho e o que aprenderam/ganharam com a exploração do tema. Após a representação foram muitos os aplausos que receberam!...
Menção Honrosa - Concurso "Imagens contra a Corrupção"
A nossa escola foi distinguida  com uma menção honrosa, na categoria Artes Plásticas – 1º ciclo - no Concurso “Imagens contra a Corrupção” com o trabalho “Corrupção”.  A Entrega dos Prémios é já no próximo dia 13 de Maio em Lisboa.
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing