Newsletter 14 - maio 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº14: 26 março 2019  
 
 

Escolas Associadas da UNESCO

No dia 27 de abril, uma delegação de vinte e sete diretores de escolas brasileiras associadas da UNESCO, liderada pela Coordenadora Nacional, deslocou-se a Santarém a fim de visitar a Escola Secundária de Sá da Bandeira e inteirar-se dos projetos que aí estão em desenvolvimento. A visita destinou-se, também, a reforçar os laços que se foram criando através da participação de escolas brasileiras nos Encontros Internacionais de Jovens Cientistas, iniciada em 2000, e estudar a possibilidade de colaboração noutros projetos.
O programa, preparado pela ESSB, incluiu uma visita ao Conservatório de Música de Santarém, também Escola Associada da UNESCO e, em colaboração com a Diretora da Biblioteca Municipal: uma visita a esta biblioteca, que faz parte da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, à Casa-Museu de Anselmo Braamcamp Freire, à Casa do Brasil e à Igreja da Graça.
Antes de seguirem para a Holanda com o mesmo objetivo, ainda visitaram em Lisboa: o Colégio Valsassina, a Escola Artística António Arroio e o Centro de Formação de Professores da Universidade Nova de Lisboa, todas da Rede de Escolas Associadas da UNESCO.

Fórum Treinador de Futebol/Futsal

Nos dias 27 e 28 de Abril, os alunos pertencentes ao 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da Escola Secundária de Sá da Bandeira, colaboraram na organização da 4ª Edição do Fórum Treinador de Futebol/Futsal.
Os alunos envolvidos desempenharam competências no plano de staff no maior evento organizado em Portugal sobre Treino Desportivo, dando apoio na realização de palestras com especialistas mundiais, workshops práticos nas modalidades futebol e futsal e painéis de discussão sobre temáticas atuais. 
Sobre a orientação da empresa QUEST - Soluções para o desporto e da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, os alunos receberam formação especializada na organização de grandes eventos, aos quais foram tecidos rasgos elogios no desempenho das suas funções. 
Por fim, um agradecimento especial a todos os alunos participantes pela excelente representação da escola e curso profissional, encontrando-se os mesmos aptos para abraçar novos projetos. 
 

Millennium Estoril Open 2015

No passado dia 29 de abril, os alunos do último ano do curso profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, mais alguns que se quiseram associar, foram visitar o maior e mais importante torneio de ténis realizado em Portugal: o Millennium Estoril Open 2015.
Foi uma oportunidade única de contactar ao vivo com a organização de um mega evento, tendo havido a possibilidade de conversar e trocar impressões com um dos organizadores do torneio e com um dos mais emblemáticos tenistas portugueses (Frederico Gil), que nos receberam com simpatia.
Em termos desportivos, puderam assistir a jogos dos melhores tenistas portugueses da atualidade como João Sousa, Frederico Silva, Gastão Elias e Rui Machado, assim como a um jogo do cabeça de série nº 1 e atual nº 12 do ranking mundial, o espanhol Feliciano Lopez.
Foi um dia bem passado, onde os alunos puderam também divertir-se e jogar um pouco de ténis no espaço Play and Stay, assim como assistir a bom ténis e contactar com o mundo da gestão e organização de eventos. Até para o ano!
 

Semana dos media

Na semana dedicada aos media, a Biblioteca mostra os jornais escolares que ilustram gerações de estudantes que passaram pela Sá da Bandeira.Tradição de finalistas, ‘O Mocho’ é o título mais emblemático do ‘Lyceu de Santarém’. Na Biblioteca, o exemplar mais antigo é do ano letivo de 1952-53. Publicado com interrupções até 1975, o jornal foi retomado em 1992-93, numa edição comemorativa dos 150 anos da Escola. Em 2006 e 2007 saíram edições trimestrais. Desde  2013, O Mocho retornou à Escola, a par dos novos media. Entretanto, outras publicações existiram na Sá da Bandeira, fruto de projetos curriculares e disciplinas específicas dos cursos de Jornalismo e Comunicação. Entrelinhas, Nova Geração, [In] formativo, Litera, O Juvenil, A Preto i Branco são títulos que estão expostos conjuntamente, enquanto exemplo  do esforço  de professores e alunos no panorama mediático.

 

II Encontro Internacional do Projeto "O Universo, um mundo de ciência e cultura - Raios Cósmicos de Energia Extrema"

 Realizou-se nos passados dias 4 a 7 de maio de 2015, o II Encontro Internacional no âmbito do projeto "O Universo, um mundo de ciência e cultura - Raios Cósmicos de Energia Extrema". Contou com a participação presencial de alunos e professores vindos do Instituto Manuel Cañadas - Espanha e por videoconferência as escolas do Uruguai e Indonésia.

Este evento teve duas vertentes, a cientifica que versou o tema dos Raios cósmicos de energia extrema e sua análise matemática com dados reais provenientes do Observatório Pierre Auger da Argentina, sendo esta análise realizada com o apoio do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas" de Lisboa, e ainda, uma vertente cultural, a qual contou com a colaboração da autarquia.

Os alunos que integraram este projeto fazem parte da turma D do 12.º ano e realizaram os trabalhos durante este ano letivo no Clube de Ciência desta escola, pelo qual são responsáveis os Professores Alexandra Forte e António Pontes. O Encontro Internacional contou ainda com a colaboração de todos os professores de Física e Química da Escola Secundária de Sá da Bandeira.

 

Jardim de Infância da Portela das Padeiras

PROMOVER E PROTEGER OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E JOVENS

 
Realizou-se no dia 4 de maio, no Núcleo Escolar da Portela das Padeiras, 
mais uma Tertúlia Educativa aberta à comunidade.  Desta vez contámos com a presença do professor Eliseu Raimundo, que veio informar e conversar com os presentes sobre o papel da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém.  Foi um momento interessante de reflexão e debate sobre um assunto pertinente e a que todos diz respeito, enquanto cidadãos responsáveis por construir uma sociedade mais saudável, em que os direitos dos mais novos sejam promovidos e protegidos.
 
QUERES VIR LER OU CONTAR UMA HISTÓRIA AO JARDIM DE INFÂNCIA?
 
No Jardim de Infância da Portela das Padeiras todos os dias se leem livros.   Livros  que as crianças ouvem ler com prazer, motivando-as para o desejo de, em breve, aprenderem elas próprias a fazer a sua leitura.  Textos bem escritos, que trazem assuntos que divertem, que informam, que fazem imaginar e descobrir as sonoridades das palavras. Livros com bonitas imagens, que inspiram a expressão plástica e alimentam o sentido estético.
Durante o mês de abril e no início de maio, convidámos pessoas da família ou amigos das crianças para virem ler ao jardim de infância.  A adesão foi ótima e  interessante a experiência de partilhar os momentos de leitura.  Para todos foi gratificante, em conhecimento e em afetos.
 

Desporto Escolar

No passado dia 6 de maio, a equipa de desporto escolar pertencente à Escola Secundária de Sá da Bandeira, deslocou-se a Tomar participando na fase final de juniores masculinos.
Como se previa, as equipas apuradas (Escola Secundária Dr. Solano de Abreu - Abrantes e Escola Secundária Maria Olival – Tomar) apresentaram um elevado desempenho competitivo, o que exigiu da nossa parte uma maior concentração e rigor, de forma a respeitar o valor das equipas adversárias. Após o primeiro jogo do encontro, a equipa de Abrantes venceu a equipa de Tomar por 4 - 0, defrontando-nos logo de seguida. Face ao resultado obtido pela equipa adversária (Abrantes), fomos solicitados a realizar um jogo bastante exigente a nível tático, surpreendendo o adversário em momentos chave, com uma vitória por 2 - 1.
Alcançado o nosso primeiro objetivo, bastou realizar o jogo com a equipa de Tomar efetuando uma boa gestão dos jogadores, já que os alunos Rúben Silva e Ruben Faustino se encontravam lesionados. Concluímos o jogo com uma vitória por 4 - 2 sobre a equipa adversária, cumprindo o calendário competitivo sem qualquer derrota. Mais uma vez, os alunos demonstraram um excelente desempenho na representação da escola, vencendo os dois jogos atribuídos no calendário competitivo, o que permitiu alcançar o 2º título a nível distrital.Por fim, um agradecimento especial a todos os alunos que permitiram alcançar mais um título, fruto de um excelente trabalho em equipa demonstrado em todos os encontros realizados.
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing