Newsletter 8 - janeiro 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº8: 20 março 2019  
 
 

XVII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO 

O XVII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO, que se realizou na Escola Secundária de Sá da Bandeira (ESSB) entre os dias 14 e 17 de janeiro, foi coorganizado pela Comissão Nacional da UNESCO pela escola anfitriã e pela Associação de Pais da mesma escola. Participaram dezassete escolas: catorze presencialmente e três (do Brasil, de Cabo Verde e de Cuba) enviando trabalhos. A Rede SEA da UNESCO de Moçambique também se fez representar com a divulgação dos seus principais projetos. 
O tema do Encontro: “Um Mundo, Múltiplas Culturas”, que assinala a Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), foi desdobrado em três subtemas: “A coexistência nas comunidades multiculturais. Que realidade?”, “Intercâmbio de culturas: uniformização versus diversidade” e “A Escola como dinamizadora da coexistência multicultural. Que estratégias?”
Cada subtema correspondeu a um bloco de comunicações. Assim, no primeiro subtema, intervieram escolas: do Brasil (uma com participação presencial), do Principado de Andorra, de Espanha (duas), dos EUA, de Portugal (duas) e as escolas com participação não presencial; as comunicações para o segundo subtema foram de três escolas portuguesas e de uma de Espanha e no último houve quatro comunicações: três de Espanha uma da Alemanha.
 
 
 

 Comércio Justo

Na sequência das comemorações do “XVII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da Unesco”, os alunos do 11º ano do curso profissional de Técnico de Vendas , da escola secundaria Sá da Bandeira juntaram-se às comemorações e à feira do comercio Justo participando com uma banca onde se podiam encontrar produtos biológicos e todos eles concessionados não só pelos próprios alunos como  também pelos seus professores.
 
   

Municipalização da Educação: que caminho para a escola

Os alunos do Curso profissional Técnico de Vendas do 11º ano da Escola Sá da Bandeira , acompanhados pela sua Professora  Isabel Lucena, estiveram  no convento e S. Francisco no dia 19 de janeiro para participarem/ apoiarem e colaborarem com toda a organização que realizou o Debate Nacional sobre a  "Municipalização da Educação: que caminho para a escola", da responsabilidade do conselho de escolas .Foi uma experiência única e enriquecedora para os nossos alunos. À Dra. Inês Barroso, ao Dr. Alfredo e ao Dr  José Eduardo Lemos, Presidente do Conselho das Escolas o nosso muito obrigada. 
 
 

 

 
 

Museu da Eletricidade e Mosteiro dos Jerónimos

No dia 21 de Janeiro, as turmas do 9º ano da nossa escola foram contempladas com uma agradável visita de estudo ao Museu da Eletricidade e ao Mosteiro dos Jerónimos (com o intuito de visualizar a peça de teatro  Auto da Barca Do Inferno  de Gil Vicente), ambos situados na nossa aprazível capital.
Na manhã, um pouco pluviátil, visitámos o esplendoroso Museu da Eletricidade. O grupo  repartiu-se em três e cada um  seguiu por diferentes partes do museu com o respetivo guia.  Desde a sala de experiências com eletricidade à sala de tratamento de águas, esta visita aumentou  não só a  nossa cultura, mas também enriqueceu a  nossa visualização do mundo que nos rodeia.
Depois de um almoço atribulado e apressado, seguiu-se então a peça de teatro. Esta foi um misto de originalidade, sapiência e diversão. Seguindo todas as regras do admirável escritor (Gil Vicente), os atores conseguiram ainda criar um momento de humor  e de muita alegria. Curiosidade não faltava, pois cada um de nós estava sempre à espreita, para saber de onde vinha  a próxima personagem.
No final deste fantástico dia, regressámos, inequivocamente,  mais ricos,  com uma cultura  geral mais vasta  e… menos peso na mochila  - pois com tanta correria, a fome não faltou.

Falemos sobre... O Holocausto

Decorreu, na BE da Escola D.João II, a atividade "Falemos sobre... O Holocausto" no dia em que se comemorou o Dia Internacional em memória das Vitimas do Holocausto (27 de janeiro).
Os professores dinamizadores António Pina, Teresa Lopes e Susana Stoffel disponibilizaram-se para salientar os horrores da 2ª Guerra Mundial e dos crimes contra o povo judeu, aos alunos do 9º ano.
A equipa da BE agradece a colaboração e disponibilidade dos dinamizadores e dos docentes que acompanharam os alunos.
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
 
Powered by AcyMailing