Newsletter 7 - janeiro 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº7: 20 janeiro 2019  
 
 

Projeto Boomerang

Os nossos ex-alunos (afonso Braz, Miguel Costa, Rita Carvalho, Pedro Silva e Inês Santos) que frequentam o Curso de Medicina da Universidade de Lisboa, voltaram à Escola, no âmbito do  Projeto Boomerang. Este ano, o tema que vieram debater com alguns alunos do Secundário foi "Suicídio e comportamentos autolesivos na adolescência". A pertinência da abordagem deste tema justifica-se uma vez que em Portugal, a taxa de suicídios por 100.000 habitantes (2010) foi de 10,3, sendo esta taxa superior à de quaisquer outras mortes violentas. nomeadamente por acidentes de viação e acidentes de trabalho. Os comportamentos autolesivos na adolescência são consideradas um sério problema de saúde pública, a nível global.

 Entra + em Ação

Nos dias 10 e 12 de Dezembro, no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, jovens ligados ao projecto Entra+ em Ação pela Igualdade, Contra a Violência no Namoro, com o apoio da equipa de projectos do Graal, desenvolveram 5 acções de sensibilização dos seus pares para o problema da Violência no Namoro.
 Estas ações, dinamizadas através de metodologias activas, envolveram 115  jovens com idades entre os 14 e os 18 anos que esperamos agora mais atentos e menos tolerantes relativamente a comportamentos violentos nas relações de namoro, mais capazes de interpretar as suas causas, de reconhecer as suas consequências e de agir adequadamente em situações de violência.
Estas acções inscrevem-se no referido projecto que pretende contribuir para o combater e prevenir a violência nas relações de namoro, na expectativa de que cada vez mais jovens vivam relações amorosas, atuais e futuras, igualitárias, livres e não violentas.

  

Sá da Bandeira Solidária

A campanha de recolha de lenços e colares, a favor do Núcleo Distrital da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorreu entre 20 de outubro e 20 de novembro, no Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, foi muito bem acolhida pela comunidade. 
Tendo o produto resultante da campanha, 165 lenços e 365 colares, sido entregue na referida instituição no passado dia 19 de dezembro. 
A responsável pelo voluntariado do Núcleo Distrital da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Maria do Carmo Fernandes, exaltou e agradeceu sensibilizada o nosso avultado e precioso contributo para a autoestima das mulheres que ali são acompanhadas.    
 

 

Dia de Reis na E.B. 2,3 D. João II

No âmbito da celebração do Dia de Reis, foi apresentada à comunidade escolar uma exposição de cartazes alusivos às celebrações natalícias em Espanha realizados pelos alunos de Espanhol do 3º ciclo da Escola Básica D. João II. 
Para comemorar este dia, os Reis Magos desfilaram pela escola distribuindo rebuçados e um grupo de alunos cantou canções de Natal no bar da escola.
Foi uma manhã divertida. A todos os que colaboraram na atividade, o nosso agradecimento! 

Museu da eletricidade e Mosteiro dos Jerónimos

No dia 6 de janeiro de 2015, os alunos do 9º ano da Escola D. João II deslocaram-se a Lisboa. De manhã foi feita a visita guiada ao edifício da antiga Central Tejo onde puderam ver uma exposição, que procura transmitir aos visitantes uma noção clara do funcionamento da antiga Central Termoelétrica de Lisboa, e realizar algumas experiências sobre fenómenos eléctricos. 
 Após o almoço, assistiram nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos à representação da obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, peça que foi do agrado de todos pela comicidade conseguida e pela interatividade entre atores e espetadores.

Taizé

A oração de preparação para a visita a Taizé, dos alunos das escolas de Santarém, a realizar de 14 a 22 de fevereiro, decorreu no sábado dia 10 de janeiro​ e foi especial já que contou com a presença de muitos pais e alunos da nossa escola mas também e especialmente com a presença do Ir. David que nos convidou a todos para as celebrações deste ano da comunidade de Taizé.

Dia da Declaração Universal dos Direitos de HomemI

A Biblioteca Escolar da E.B. D. João II assinalou, no dia 10 de dezembro, o Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem, com uma pequena exposição temática. O nosso mural foi embelezado com todos os Direitos Humanos, para lembrar que ainda hoje existem muitas atrocidades contra o ser humano, em vários pontos do globo.

Top-Leitor da Biblioteca Escolar da E.B.D. João II

 

 

A Equipa da Biblioteca Escolar apurou os melhores leitores do 1º Período.

Parabéns a todos e continuação de boas leituras.

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing