Newsletter 5 - dezembro 2014

 

 

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº5: 26 março 2019  
 
 

Dia Mundial da Ciência/Dia Nacional da Cultura Científica

 

Esteve patente na Biblioteca Escolar da E.B. D. João II, entre os dias 20 e 27 de novembro, uma exposição temática sobre as diferentes áreas do conhecimento científico. Em associação com Departamento da Matemática e da Ciências Experimentais, em especial as professoras Daniela Temudo e Sofia Botas que selecionaram trabalhos de alunos, instrumentos, minerais e outros artefactos que vieram enriquecer a nossa mostra.

 

 Dia de S. Martinho no Centro Escolar Salgueiro Maia

Este ano a Biblioteca do Centro Escolar Salgueiro Maia assinalou o Dia de S. Martinho a 6 e 7 de novembro, onde dinamizou um conjunto de atividades nas quais participaram as turmas do Pré-Escolar.
A equipa da Biblioteca Escolar contou uma história intitulada "Maria Castanha" e apresentou um power point sobre a mesma. Seguidamente ensinou-se aos alunos uma canção "Castanhinhas" com manipulação da voz (grave, agudo, forte, fraco, rápido e lento) e acompanhamento gestual. A sessão foi concluída com uma atividade de expressão plástica a qual consistiu em pintura de castanhas com lápis de cor e registo gráfico da história. Foi ainda elaborado um cartaz o qual se encontra exposto na biblioteca.
Os alunos aderiram com entusiasmo e alegria a todas as atividades propostas!....
 
  

A Energia Fantasma

No dia 1 de Dezembro de 2014, os alunos da Escola Secundaria Sá da Bandeira , do Curso Profissional Técnico de Vendas  tiveram hoje uma aula de Comunicar em Vendas  lecionada pela professora Isabel Lucena , diferente, receberam a Dra Susana  da DECO acompanhada da Dr. Vânia Campizes   que lhes deu uma aula  sobre “A Energia Fantasma” , isto é os consumos stand-by/off-mode e outros desperdícios de energia das nossas casas,  ajudando assim  os  consumidores a reduzirem a sua fatura de energia relacionados não só com os comportamentos energéticos irresponsáveis como também a escolha de equipamentos energeticamente menos eficientes.

 

Sá da Bandeira Solidária

No passado fim de semana, nos dias 29 e 30 de novembro, o Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira juntou-se ao Banco Alimentar contra a Fome. Alunos e Professores fizeram voluntariado num hipermercado da cidade, para a recolha de bens alimentares.

 

Feira dos Minerais

 

Como já vem sendo habitual, o grupo de Biologia e Geologia da Escola Secundária de Sá da Bandeira realizou mais uma Feira dos Minerais.

Gemas, minerais, fósseis e rochas estiveram em exposição e venda, durante três dias.

Não contrariando a tradição a afluência foi bastante considerável.

 

 

 

Visita de Estudo

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, realizou-se uma visita de estudo com os alunos dos 11º anos dos cursos científicos humanísticos.
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Instituto Superior Técnico, assim como a Universidade Lusófona. Nas duas instituições do ensino superior, os alunos realizaram atividades experimentais, envolvendo conhecimentos de Geologia e de Biologia, tendo demonstrado grande empenho e entusiasmo nas atividades desenvolvidas. 
 

Sessão de Robótica

Decorrreu na Escola Secundária de Sá da Bandeira uma sessão de demonstração de robótica. Participaram nesta sessão os alunos do 12º ano de informática e os alunos da turma A 11º ano, para além de alguns membros do clube de robótica. Foi uma sessão muito animada e interativa, onde os alunos tiveram a oportinidade de programar robôs de forma a executarem movimentos bem definidos.

1ª Concentração de Xadrez

Realizou-se no passado dia 10 de dezembro, na Escola Secundária Ginestal Machado, a 1ª concentração de Xadrez da A.D.E. da Lezíria do Tejo, com a participação de 7 atletas da equipa visitada e 25 das 3 escolas visitantes, a saber, os Agrupamentos de Escolas D. Afonso Henriques e Sá da Bandeira, de Santarém, e a Escola Secundária do Cartaxo. Tendo-se iniciado cerca das 15.00 horas, esta concentração prolongou-se até às 16.45 horas, tendo-se conseguido efectuar 4 sessões entre os 32 jogadores participantes. Para efeitos de uma classificação por equipas, consideraram-se os resultados dos quatro melhores jogadores de cada escola. De um ponto de vista competitivo, os resultados para a nossa escola foram EXCELENTES. De facto, individualmente obtiveram-se um 1º lugar (Filipe Chora, 11º F), 2º lugar (Diogo Vanzeller, 9º A), 4º lugar (João Matos, 12º F) - ou seja, um Pódio quase pleno - e ainda um 6º lugar (Joana Vasconcelos, 8º C), um 11º lugar (Filipe Rodrigues, 8º C), e ainda os 14º, 16º, 19º, 21º, 25º e 30º lugares (ocupados, respetivamente, por Diogo Rodrigues, Pedro Gomes, João Pereira, Guilherme Fontes, Frederico Santos e Duarte Fontes, alunos das turmas 5º F, 6º A, 6º E e 8º C). Do ponto de vista do nível técnico, táctico e estratégico dos nossos jogadores, verificou-se uma evolução muito positiva nas cerca de duas horas que durou esta concentração.

Natal no Jardim de Infância de Alcanhões

Este ano e pela primeira vez resolvemos convidar um grupo de mães para formar uma equipa com o propósito de dinamizar com as crianças a atividade dos enfeites de Natal exteriores – A Árvore de Natal e o Presépio. Foram dois dias dedicados a esta tarefa. Assim, no primeiro dia com o material de desperdício trazido por todos, as crianças, com o apoio das três mães, construíram anjinhos, sinos, renas e bonecos de neve. No segundo dia, depois de tudo bem seco, as crianças foram colocando uma a uma os seus enfeites. Quando tudo ficou terminou, uma das mães ensinou uma canção do “Pinheirinho”, estava pronta a nossa Árvore de Natal. O Presépio, este ano, foi só elaborado pelas mães que reutilizaram o nosso presépio velhinho, dando-lhe um novo visual! Esta iniciativa integrada no Projeto “Construindo Pontes Educativas” vem reforçar os laços escola/família e simultaneamente criar oportunidades para adultos e crianças aprenderem uns com os outros. E foi assim, num entrançado entre  o nosso Projeto de Natal e o Natal Ecológico proposto pelo Projeto de Educação Ambiental do Agrupamento  que começamos a vivenciar esta época. As crianças e a equipa do Jardim de Infância de Alcanhões desejam a todos um BOM NATAL!

Feira do Desporto Escolar

Realizou-se nos dias 15 e 16 de dezembro, na ESSB, mais uma edição da Feira do desporto escolar. Este ano a dinamização esteve a cargo dos alunos do curso de TGD 3.

Muita animação, muita diversão e muitas experiências novas, em termos desportivos, marcaram esta 2ª edição. Parabéns a toda a organização.

 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing