Newsletter 4- novembro 2014

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº4: 16 setembro 2019  
 
 

Raios Cósmicos de Energia Extrema

No passado dia 5 de novembro de 2014 realizou-se uma palestra no âmbito do Projeto Internacional “Um Universo de ciência e cultura – raios cósmicos de energia extrema”, com a colaboração da Dr.ª Catarina Espírito Santo e do Dr. Pedro Abreu, Investigadores do LIP (laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas). Os temas abordados foram os raios cósmicos de energia extrema e o modo como estes podem ser detetados no Observatório Pierre Auger na Argentina, e ainda a Física de partículas. Esta atividade foi dirigida aos alunos do 12.º ano, turmas D e E. Os alunos mostraram-se sempre muito interessados e motivados a trabalhar este tema no Clube de Ciência. Este projeto conta com a colaboração de todos os professores do Grupo 510 de Física e Química.

 

 Desporto Escolar-Futsal

No passado dia 12 de novembro, a equipa de desporto escolar deslocou-se a Rio Maior, para participar no torneio de abertura referente ao escalão de juniores masculinos na modalidade de futsal. Mais uma vez, os alunos demonstraram um excelente desempenho na representação da escola, vencendo os três jogos, justificando desta forma o título de campeões distritais,obtido no ano letivo transato. Com os resultados obtidos, encontram-se reunidas as condições para que possamos revalidar o título, fruto do esforço e empenho dos alunos pertencentes ao curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.
Por fim, um agradecimento especial às alunas Beatriz Silva e Inês Nobre, que colaboraram na organização da atividade como juízes de mesa.
  

Sá da Bandeira em Mafra

Mais de duas centenas de alunos do 12º ano da Escola Secundária de Sá da Bandeira, acompanhados 
por catorze Professores deslocaram-se no dia 30 de outubro a Mafra, no âmbito  do estudo do romance de José Saramago Memorial do Convento. A viagem de estudo, dinamizada pelos Professores da disciplina de Português, incluiu uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra, orientada por guias que, de forma aliciante, conduziram os alunos até ao século XVIII e ao reinado de D. João V. Os participantes tiveram ainda oportunidade de assistir a um espetáculo teatral inspirado na referida obra do nobel português.
 
 
Acresce salientar que, mais uma vez, os alunos da Sá da Bandeira foram elogiados pelo empenho, interesse e comportamento exemplar que evidenciaram durante toda a  visita.
 
 

Diplomas do Quadro de Valor e Excelência

No passado dia 7 de novembro ocorreu a entrega dos diplomas, no Convento de S. Francisco, promovido pela Câmara Municipal de Santarém, aos alunos do Quadro de Valor e Excelência, de todo o concelho. Num total de 614 alunos homenageados, foram 247, os alunos do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, que receberam esta distinção. A todos os nossos parabéns.. 

Clube do Ambiente da Escola D. João II

O clube do Ambiente da Escola D. João II, encontra-se a promover o concurso GREENARTE no Natal, o regulamente deste concurso encontra-se no sitio do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira. 

No dia 21 de Novembro comemorou-se o Dia da Floresta Autóctone. Neste dia os alunos enriqueceram a escola, plantando árvores.

 

Biblioteca Escolar da E.B.D.João II

COMEMORAÇÕES DO NASCIMENTO DE BERNARDO SANTARENO
Santarém, 19-11-1920 – Lisboa, 29-08-1980
 
A Biblioteca Escolar da E.B. D. João II assinalou, no dia 19 de Novembro, as comemorações do nascimento de Bernardo Santareno, com uma pequena exposição temática. Este ilustre escalabitano também foi lembrado antes da Palestra que ocorreu na Escola no mesmo dia.
Bernardo Santareno é pseudónimo literário de António Martinho do Rosário, cujo exercício da medicina (em Psiquiatria) conciliou, durante anos, com a escrita para teatro, alcançando, desde a sua estreia nos anos sessenta, um papel de primeiro plano no teatro português.
 
 
 
Palestra da TOUR MiudosSegurosNa.Net 2014
No dia 19 de novembro tivemos a presença de Tito de Morais, que veio à Escola D. João II - Santarém falar aos alunos sobre segurança na Internet. A palestra "12 Aspetos a considerar na tua vida online" do projecto Miúdos Seguros na Net decorreu no Refeitório da nossa Escola e contou com a presença de quatro turmas do 3.º ciclo (8ºA, C e D e o 9ºC). Durante cerca de noventa minutos, Tito de Morais mostrou o maravilhoso potencial da internet e alertou para a importância de a usar de forma segura, com bom senso, estando atento aos sinais de perigo, evitando comportamentos impulsivos, em comentários ou em partilhas que podem trazer consequências graves para nós e/ou para outros.
 

Dia Mundial da Filosofia

 
No dia 20 de novembro comemorou-se na ESSB, o dia Mundia da Filosofia. Este ano, teve como tema o Multiculturalismo. O dia foi assinalado com uma exposição, na biblioteca, e projeção de filmes alusivos ao tema, no auditório da escola. 
Os alunos participaram, com empenho, em todas as atividades.
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing