Newsletter 2 - outubro 2014

mail
 


 
 
  Newsletter nº2: 16 setembro 2019  
 
 

Jardim de Infância de Alcanhões

Já passaram três semanas desde que iniciámos o ano letivo! Estes primeiros dias foram muito intensos para todas as crianças e adultos. Para as que entram pela primeira vez, tudo é novo…um espaço desconhecido, adultos e crianças que nunca viram, cedências a fazer, novas regras para aprender, tanto para partilhar… E os mais velhos? Têm que ser tolerantes com os mais pequenos, ouvir os choros, partilhar os brinquedos, ensinar a estar no Jardim…                      
Um tempo difícil para todos, crianças e adultos em adaptação para a seguir ser possível trabalhar em conjunto e sermos um grupo, uma equipa.

 Canoagem

Num dia cinzento, os recursos humanos do agrupamento, com familiares e amigos deram cor aos tons de Outono do rio Tejo.A atividade contou com dezassete participantes, que se fizeram à água de forma bastante controlada devido ao forte caudal que o rio Tejo apresentava.
A atividade decorreu dentro da normalidade em articulação com o treino do Clube de Canoagem Scalabitano, que colocou na água vários atletas, conferindo ao rio um ambiente dinâmico e humano.Seguiu-se a arrumação dos equipamentos e o reconfortante almoço.
A atividade mudou de localização, de Valada para Santarém, no sentido de inovar e aproximar da zona geográfica do agrupamento.Para o ano há mais. Parabéns a todos.
 

Feira do Livro na E.B.D.João II

Inserida nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares decorreu uma FEIRA DO LIVRO, nos dias 20 e 21 de Outubro, na sala A13, perto da Biblioteca Escolar.

Mais informações em: 

http://issuu.com/beagrj2/docs/newsletter2/1?e=3335765/9640636   e    http://bedjoao2.blogspot.pt/

 Biblioteca da ESSB

Até ao 5 de outubro de 1910, Portugal foi governado por uma monarquia, mas, neste dia, mudou o sistema político, mudou a bandeira, mudou o hino e até a moeda mudou…Data importante, não é verdade? Claro que sim e a efeméride não passou despercebida à biblioteca que tem patente uma exposição comemorativa da efeméride. 
Com a crise, foi-se também o feriado – ou levaram-no-lo! – todavia, a 5 de Outubro, orgulhosamente, ergue-se mais alto a bandeira da República.
 
DIA DA ALIMENTAÇÃO
Azeite, frutos, água, uma cesta, alguma loiça… não, não se engane, não está na sua cozinha. Há também livros e bastantes e todo este conjunto de objetos, sem aparente relação entre si, está na Biblioteca da escola sede, aludindo à comemoração do Dia da Alimentação que desde 1981 se celebra a 16 de outubro. O evento visa consciencializar a opinião pública para as questões, cada vez mais prementes, da alimentação saudável.
 

DIA DO ANIMAL

Celebrou-se, a 4 de outubro, o dia do animal com uma singela mas importante exposição na Biblioteca da escola sede. A data escolhida tem a ver com o facto de ser o dia do padroeiro, S. Francisco de Assis. O Mundo é de todos”, “Posso dormir tranquilo, o meu dono não é um animal” ou ainda o “Manifesto Animal”, são alguns dos cartazes cujos títulos sensibilizam para questão dos maus tratos, do abandono ou dos direitos do animal.

Palestra sobre "Navegação por Satélite"

Decorreu no dia 9 de outubro, na ESSB, uma palestra com o tema "Navegação por satélite", proferida pela Engª Teresa Ferreira. Nesta apresentação, cujo tema principal incidiu no sistema europeu de navegação, Galileu, os alunos tiveram um papel fundamental, uma vez que ocorreu uma simulação onde 3 alunos desempenharam o papel de "satélites" e outro aluno de "recetor". Foi uma palestra muito interessante, para todos, uma vez que foi dado a conhecer que o sistema de posicionamento europeu, só deverá estar totalmente operacional em 2020. Até lá continuaremos a utilizar o sistema de posicionamento global (GPS), americano.

Centro Escolar Salgueiro Maia

Inserida nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares decorreu uma FEIRA DO LIVRO, nos dias 22 a 24 de Outubro.

Lançamento do livro "Açucar e Canela"

Decorreu na biblioteca da Escola Secundária de Sá da Bandeira, o lançamento do livro "Açucar e Canela", de Ana Paula Lopes, ex-docente do nosso agrupamento."Açucar e Canela" é um romance que nos transporta até aos campos da lezíria do Tejo onde, a espreitar Lisboa, se vive o passar dos dias numa dinâmica muito própria. Trata-se de uma história de amor temperada com as memórias de infância de Rita e com as suas inquietudes e reflexões sobre a forma como perspetiva a sua vida, o seu projeto de vida e o futuro. Após a apresentação do livro pela autora, seguiu-se a sessão de autógrafos.

 
 

Dia da Escola

Poucos terão ouvido cantar os parabéns a você, mas 11 de outubro foi dia de festa. A Escola Secundária Sá da Bandeira comemorou o seu centésimo septuagésimo primeiro aniversário mas, tratando-se de um sábado, a efeméride antecipou-se um dia. Como habitualmente, a celebração iniciou-se com uma missa na Sé de Santarém, seguida da entrega dos diplomas dos Quadros de Valor e Excelência, dos certificados de conclusão do ensino secundário bem como dos prémios aos melhores alunos de cada uma das variantes dos cursos científico humanísticos. Todas as fotos deste evento se encontram em:

https://www.facebook.com/media/set/set=a.814784128572256.1073741830.762847907099212&type=1

 
 

XVII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO 

 
 

Clube de Robótica da ESSB

O clube de robótica da escola secundária de Sá da Bandeira, iniciou a sua atividade. Funciona às terças-feiras das 14,15h às 15h.Se gostas de construir e programar robôs, inscreve-te!

 
 

Biblioteca do Centro Escolar Salgueiro Maia

Celebração do “Dia Mundial da Música” – 1º Ciclo

Foi com muita alegria e motivação que os alunos do primeiro ciclo e as suas respetivas professoras se dirigiram à Biblioteca Escolar, para celebrar o "Dia Mundial da Música". No início da sessão foi apresentada a biblioteca escolar e a forma como esta se encontra organizada. Os alunos de seguida assistiram a uma sessão de cinema e pipocas onde visualizaram um musical. No final realizaram alguns jogos onde procederam à identificação de alguns instrumentos musicais. 

Celebração do “Dia Mundial da Música” – Pré-Escolar

Os alunos do pré-escolar vieram celebrar o "Dia Mundial da Música" na biblioteca do centro escolar. Assistiram a uma sessão de cinema intitulada "Music Land", comeram pipocas e realizaram alguns jogos com instrumentos musicais. 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação a equipa da Biblioteca Escolar organizou, durante a semana de 13 a 17 de Outubro, uma série de atividades envolvendo o pré-escolar. Na Biblioteca Escolar, decorreram várias sessões sobre a importância de uma "Alimentação Saudável", através da visualização de uma história sobre os alimentos saudáveis e de um debate. No final os alunos pintaram um fruto com o qual fizeram um marcador de livro.No dia 13 de outubro a sessão foi para a turma 41, da Educadora Natércia, no dia 15 de Outubro para as turmas 42 e 43, das educadoras Ana Sofia e Cristina, respetivamente e no dia 17 de Outubro para a turma 44, da Educadora Teresa.A importância desta temática prende-se com o crescente número de casos de jovens que cometem erros alimentares, comprometendo a sua saúde. Estas aprendizagens conhecidas e compreendidas nestas idades são muito importantes pois pretendem assegurar o êxito futuro de hábitos alimentares saudáveis, salvaguardando a saúde das gerações mais novas.A equipa agradece a todos os que colaboraram nas diferentes atividades.

http://bibliotecacesalgueiromaia.blogspot.pt/

Sá da Bandeira Solidária

 

A Escola Secundária Sá da Bandeira associou-se à Liga Portuguesa contra o cancro, promovendo uma recolha de lenços e colares. Participe nesta campanha, entregando os seus lenços e colares, em qualquer biblioteca ou portaria das escolas do nosso agrupamento.

 

Pré-Escolar

Docorreu no dia 16 de outubro, na biblioteca da escola Sá da bandeira, um encontro entre as Educadoras de Infância, dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Santarém e a Professora Doutora Teresa Vasconcelos, autora do livro "Tecendo Tempos e Andamentos na Educação de Infância". Este encontro proporcionou uma reflexão seguida de debate, sobre as temáticas abordadas no livro, tornando-se num momento construtivo de ideias e troca de experiências. Foi uma oportunidade de partilha para toda a comunidade do ensino pré-escolar. 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing