Newsletter 9 - junho 2014

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº9: 18 julho 2019  
 
 

SuperTmatik de Geografia

 
Vitória Sigareva, aluna do 8º E, da Escola D. João II, sagrou-se Campeã Nacional do SuperTmatik de Geografia, do 8º ano, no ano letivo 2013-14, após ter sido 9ª classificada no campeonato do ano transato.
Após a realização da 1ª fase do SuperTmatik foram apurados os dois finalistas de cada turma, que disputaram o apuramento do campeão e vice campeão da Escola, por ano de escolaridade.
Estes seis finalistas representaram a Escola D. João II na fase nacional, tendo obtido os seguintes resultados:
7º ano – Miguel Crua 7º B – 6º lugar; Marcelo Rodrigues 7º D – 28º lugar.
8º ano – Vitoria Sigareva 8º E – 1º lugar; Frederico Taínha 8º D – 43º lugar.
9º ano – Diogo Gaudêncio 9ºB – 14º lugar; Gonçalo Nunes 9º C – 16º lugar.
 
 

 Intercâmbio Família/Jardim de Infância de Alcanhões

No âmbito do nosso projeto “Conhecer e Cuidar do Ambiente” fomos descobrir como se recicla papel. Falámos com a professora do Agrupamento Dulce Monteiro e mãe da Margarida para combinarmos tudo. Eram precisos bastidores, paninhos, jornais velhos, placas de madeira, tintas coloridas e muito trabalho. Primeiro fizemos os pedidos às famílias: ao pai do Pedro e ao avô do Rodrigo para fazerem os bastidores de madeira, à avó da Margarida os paninhos velhos e a todos jornais velhosComeçamos os trabalhos: na semana anterior ao dia combinado, rasgamos em pedacinhos os jornais velhos, pusemo-los dentro de água para amolecer, trituramos tudo e tingimos de cores vivas! 
Após estas atividades era preciso transformar estas “papas” coloridas em papel… para nos ensinar a resolver esta tarefa veio a mãe da Margarida ao nosso Jardim de Infância.
Metemos mão à obra seguindo a par e passo as indicações da professora Dulce: colocámos a pasta de papel nos bastidores a escorrer, depois deitamos a pasta para cima da placa de madeira com o pano voltamos a tapar e a colocar nova placa de madeira, repetimos esta operação várias vezes. Fizemos uma série de folhas e colocamos na rua com uma pedra muito pesada a servir de prensa. Durante a atividade estivemos muito atentos e interessados. Aprendemos novas palavras e percebemos que a reciclagem de papel é muito importante e também demorada. 
Ainda estamos a aguardar para ver o resultado!
 
  

Encontro Internacional

Nos passados dias 2 a 5 de junho, a Escola Secundária de Sá da Bandeira esteve presente no Encontro Internacional “O Universo, um mundo por descobrir” em Granada - Espanha, realizado no Instituto E.S. Manuel Cañadas. Este projeto colaborativo internacional, no âmbito do tema dos raios cósmicos de energia extrema, teve início em setembro 2013 e culminou no encontro internacional supra mencionado. Contou com a participação de alunos de seis escolas de várias nacionalidades: portuguesa, espanhola, mexicana e do Uruguai (Escola Sec. Sá Bandeira, IES Manuel Cañadas, IES Blas Infante, IES Frederico Garcia Lorca, Licéo N.º 1 Mario W. Long e Escuela CEM) pretendendo assim promover a cultura científica e a educação para a ciência e tecnologia, através de uma intervenção colaborativa com escolas a nível internacional. O projeto a nível de escola contou com a colaboração do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) de Lisboa, do Observatório de Astronomia Pierre Auger na Argentina, do Clube de Ciência da ESSB, dos Professores de Física e Química ESSB e da Câmara Municipal de Santarém. O Encontro Internacional realizou-se segundo duas vertentes, uma científica e outra cultural, tendo assim permitido aos alunos efetivar os seus conhecimentos científicos e em simultâneo terem contactado com outra cultura. Estiveram presentes em Espanha cinco alunos do 12.º E que brilhantemente apresentaram o seu trabalho sobre o estudo e a deteção de raios cósmicos de energia extrema, Bernardo Marona, Francisco Martins, Marta Santana, Miguel Santos Silva, Pedro Noronha, sob a orientação da Prof.ª Alexandra Forte. Este projeto contou ainda com a participação e colaboração direta do Prof. António Pontes, Prof. Paulo Esteves e Prof.ª Cristina Pinto. 
 
 

Lançamento do livro "A menina dos ossos de cristal"

No passado dia 28 de maio, decorreu na biblioteca da Escola Secundária de Sá da Bandeira, uma sessão com a autora do livro "A menina dos ossos de cristal", Ana Simão. Após uma breve apresentação da autora, realizada pela Sub- diretora Dra Helena Fonseca, a diretora da biblioteca Dra Celeste Lopes, fez uma abordagem à missiva do livro, de forma muito eloquente e emotiva.
 
 
 

2º Concurso de Talentos

Realizou-se no passado dia 13 de junho, a final do “2º Concurso de Talentos”, na Escola D. João II. Foram a concurso cinco categorias de talentos; Poesia, Magia, Canto, Instrumento e Dança.
Estiveram presentes como convidados especiais, 2 ex-alunos da escola D. João II. André Antunes (cantor), Miguel Leitão com o seu grupo de Dança “MADLIFE” e o Mágico Rui Cruz. 
Agradecemos a todos os participantes a sua excelente participação e parabéns aos
vencedores.
 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing