Newsletter 7 - abril 2014

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº7: 16 setembro 2019  
 
 

II Intercâmbio Comenius

 
Dez alunos do 9º ano e dois professores da Escola Secundária de Sá da Bandeira, deslocaram-se de 25 de março a 4 de abril, à cidade espanhola de Orihuela (Alicante), no âmbito da associação bilateral estabelecida no contexto  do Programa Comenius, com o Colégio Diocesano de S. José Obrero.
Ao longo de dez dias os alunos das duas escolas apresentaram trabalhos realizados no decurso do ano nas várias disciplinas envolvidas acerca da agricultura, tradições com ela relacionadas e meio ambiente. Também cumpriram um interessante e completo programa de saídas extra-escolares que lhes permitiu conhecer o património de Orihuela e área envolvente, dando-se particular realce aos ancestrais métodos e técnicas de utilização sustentável da água, numa área da península que tanto dela carece (visita ao “Juzgado de Aguas de Orihuela”, “Palmeral de Elche”, “Museo Etnologico de la Huerta de Alcantarilla” , “Ciudad de las Artes Y de las Ciencias de Valencia”);etc. 

 Land Party

Realizou-se no final do segundo período, a já tradicional, Land Party.Participaram, neste evento, um número bastante significativo de alunos que, com os computadores individuais ou da escola puderam dar a sua contribuição no torneio de Counter  Strike.

  

Estágio de Canoagem

O Centro de Formação Desportivo de Canoagem concretizou mais uma atividade. De 3 a 6 de Abril, na Barragem dos Patudos, Valada do Ribatejo, com estadia no Parque de campismo de Alpiarça e apoio do Município de Alpiarça.
O objetivo foi o desenvolvimento técnico da canoagem e iniciação.
Estiveram presentes 15 alunos, dois professores, tendo-se também recebido a visita de vários encarregados de educação. Apesar das condições meteorológicas nem sempre favoráveis, os objetivos foram plenamente cumpridos. Os alunos realizaram tarefas organizados por grupos de nível, em função do seu domínio da canoagem.
Agradecimentos aos parceiros que permitiram a concretização deste Projeto: - Câmara Municipal de Alpiarça; Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém; Clube de Atividades de Ar-Livre e Desportivas do Liceu Sá da Bandeira.
 

Curso Profissional de Energias Renováveis

No final do segundo período, os alunos do curso profissional de energias renováveis, realizaram uma exposição, no átrio da biblioteca, onde apresentaram alguns dos trabalhos realizados. Como referiram, alguns destes trabalhos  representam, a fase inicial do projeto que servirá de base à PAP (Prova de Aptidão Profissional). Dos projetos apresentados, o que já se encontra em pleno funcionamento é um painel publicitário solar.
 

Visita à FUTURÁLIA

Os alunos dos cursos profissionais de marketing, controle alimentar e energias renováveis, realizaram uma visita de estudo à  FUTURÁLIA.  Nesta exposição, os alunos tomaram conhecimento sobre o acesso ao ensino superior, bem como dos cursos que as diferentes universidades e politécnicos oferecem.  
 
 

Dia Mundial do Livro

No Dia Mundial do Livro, a Biblioteca da Essb evoca os maiores da escrita, em Portugal e na Europa. Exemplos de como génios, amores e humores são indissociáveis. Camões, Eça, Pessoa, Shakespeare, Cervantes, ou a prova de como a escrita retrata a vida, a ironia, o picaresco, o riso e o sorriso. Na leitura destes escritores encontramos asas. Obrigado, génios, por nos proporcionarem tantos voos!
A Biblioteca da ESSB agradece à Joana Ferrão, dos Feios, Tortos & Maus, e ao Rui Sousa, das Marionetas da Feira, a oportunidade de os nossos leitores conhecerem este novo 'retrato' dos nossos génios!
 

 

Torneio de Tag-Rugby

Realizou-se, na Escola Secundária de Sá da Bandeira, um torneio de Tag-Rugby. Este torneio envolveu um número muito significativo de alunos, desde o ensino básico ao secundário.
 
 

Torneio de Tenis de Mesa

Decorreu no passado dia 1 de Abril o Torneio de Ténis de Mesa na escola secundária de Sá da Bandeira, tendo contado com a presença de cerca de 130 atletas no mesmo. O torneio decorreu durante todo o dia no ginásio da escola, e cumprimos o objectivo de promover o desporto e o convivio na escola e entre alunos e ainda promover hábitos de vida saudável.
 
 

Concurso Nacional "Um conto que contas"

No Concurso Nacional organizado em parceria pela Universidade de Évora e pela Sociedade Portuguesa de Matemática, cujo tema foi "Um conto que contas", participaram alguns alunos da Escola D.João II, tendo obtido uma excelente classificação. Deste modo em 1º lugar ficou a aluna Ana Marta Rodrigues, do 6º ano, com o conto "A revolta do litro" e em 2º lugar a aluna Joana Carriço, também do 6º ano com o conto "O zero salva o Planeta Terra". Muitos parabéns às alunas vencedoras.

 
 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing