Newsletter 6 - março 2014

 

 

 

mail
 


 
 
  Newsletter nº6: 16 setembro 2019  
 
 

Visita de estudo ao CERN

Um grupo de alunos do 12º ano das turmas C,D e E, da Escola Secundária de Sá da Bandeira tiveram a oportunidade de visitar o CERN (Centre Européen de Recherche Nucléaire), em Genébra. Neste Centro, os alunos contataram investigadores portugueses das mais diversas áreas - Físicos, Engenheiros Electrotécnicos, Mecânicos e Físicos. Foi uma agradável surpresa verificar que aqui desenvolvem investigação um número significativo de portugueses, significando isto que o seu trabalho é reconhecido ao mais alto nível. Em Genebra, visitaram ainda  o Museu de História Natural e o Museu das Ciências, onde puderam apreciar equipamentos da área da Física utilizados por grandes nomes da Ciência, como Lavoisier  e Galileu entre outros. 

 

Desfile de Carnaval do Jardim de Infância de Alcanhões

Desenvolvemos um projeto de Sensibilização à Arte sobre a artista Joana Vasconcelos; conhecemos a sua biografia e vimos algumas das suas obras na Internet e, inspirados por ela, cada sala escolheu e recriou uma peça artística:“Gato Casanova” e “Coração Independente” a que atribuímos o nome respectivamente de “Gato Roberto” e “Coração da nossa turma”. Este projeto culminou com um desfile carnavalesco com os colegas do 1º ciclo e os idosos do Centro de Dia. Assim, foi lançado um desafio aos pais para decorarem um coração (estrutura em papelão igual para todos), de forma livre, com a única condição de apenas se utilizar material de desperdício. Resultou num cortejo repleto de criatividade, cor e envolvimento.

 
  

Carnaval na EB1/JI da Romeira

Os docentes desta escola procuraram tornar o Carnaval mais dinâmico, convidando as famílias dos alunos a participar com um carro alegórico. Apesar  de algum receio sobre a adesão a esta iniciativa, verifcou-se que os pais participaram ativamente no evento.
 
 

Olimpíadas de Química

No passado dia 8 de março, a Escola Secundária de Sá da Bandeira esteve presente nas Olimpíadas de Química com uma equipa constituída pelos alunos Francisco Albergaria, Raquel Guerra e Lolita Yaschenko, da turma E do 10º ano. Foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem o Instituto Superior Técnico, assim como para conviverem com alunos de escolas do centro do país. Após a realização da prova, houve uma sessão de demonstração de síntese de compostos orgânicos fluorescentes e, de forma muito motivadora, os alunos aprenderam a sintetizar compostos químicos que emitem radiação luminosa.
 
 

Visita de estudo ao Museu da eletricidade e ao Mosteiro dos Jerónimos

No dia 12 de março de 2014, os alunos do 9º ano da Escola D. João II deslocaram-se a Lisboa.
De manhã, foi feita a visita guiada ao edifício da antiga Central Tejo, onde puderam ver uma exposição que procura transmitir aos visitantes uma noção clara do funcionamento desta central termoelétrica de Lisboa, desde a identificação dos seus diversos componentes até à explicação do seu funcionamento. Os alunos observaram ainda outros núcleos permanentes, que abordam temas relacionados com a energia e fizeram experiências com alguns fenómenos elétricos.
Após o almoço, assistiram, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, à representação da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, peça que foi do agrado de todos pela comicidade conseguida e pela interatividade entre atores e espetadores.
 

Masterclasses de Física de Partículas

No passado dia 15 de março, uma equipa de alunos do 10ºE, da Escola Secundária de Sá da Bandeira constituída por Joâo Vitorino, Catarina Gomes, Margarida Batista, Alexandra Falcão e Ana Diz , estiveram presentes na Faculdade de Ciências
da Universidade de Lisboa, para participarem nas masterclasses de Física de Partículas. Foi uma experiência muito enriquecedora para estes alunos que, pela primeira vez, tomaram conhecimento com subpartículas constituintes dos átomos, nomeadamente os quarks, os bosões e os muões. Na atividade proposta, os alunos são levados a simular, em computador, os choques de partículas, nomeadamente protões, que ocorrem no acelerador de centro de investigação do CERN; após a ocorrência destes choques, os alunos identificam as partículas formadas.                                                                                                

À descoberta dos animais

No dia 7 de Março de 2014, as turmas de 5º ano da EB 2/3 D. João II participaram numa visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa. A visita iniciou-se com um espetáculo de leões marinhos e golfinhos e prosseguiu com um passeio pedestre.
A variedade de animais, meio envolvente e sol permitiram aos alunos, professores e auxiliares um dia de aprendizagem e convívio. 
 

Secundary School Party's

A Associação de Estudantes e os Alunos da ESSB convidam os amigos
e estudantes das várias escolas de Santarém, bem como toda a população de Santarém, para a primeira mega-festa do ciclo "Secundary School Party's", a realizar no próximo dia 4 de Abril, pelas 23:30 h, na Casa do Campino, em Santarém. Para além de poder vir a ser uma noite inesquecível de diversão e de fantásticas surpresas, tem ainda um objectivo importante: 
a Solidariedade !!!
As receitas deste mega-evento reverterão para o Lar Madre Luisa Andaluz e, em particular, para uma sua aluna Sirila, vítima recente de um brutal atropelamento na avenida do Matadouro. Diversão e solidariedade são compatíveis.
Vem divertir-te e convida os teus e amigos a fazer o mesmo.
Vamos todos ajudar a Sirila!

Megatletismo 

No dia 12 de Março, os alunos de ambos os sexos, desde o 5º ao 12º ano de escolaridade, apurados no Megatletismo, fase escola, estiveram presentes na fase regional do Megatletismo em Abrantes.
Foi um dia muito enriquecedor a nível do convívio e todos os alunos participaram com empenho e dedicação nos diversos escalões: MegaKm, MegaSprinter e MegaSalto. 
Foi com grande entusiasmo que as alunas Marta Ricardo do 5º Ano, Turma G e a aluna Catarina Stoffel, da mesma turma, subiram ao pódio em representação do Agrupamento para receberem as medalhas do 1º e 3º lugar, respetivamente obtidas nas provas de MegaSprinter.
Saudamos todos os alunos pela sua excelente participação, fair play e resultados alcançados. 
 
 

Visita de estudo a Taizé 

No passado dia 1 de março, pela manhã, dois animados autocarros partiram da escola com rumo a Taizé, uma aldeia francesa onde se localiza uma pequena, mas importante, comunidade cristã. Após uma fatigante viagem de vinte e quatro horas, os alunos puderam fazer parte de uma experiência mística, marcada pela introspeção e o convívio. Poucos foram aqueles que não se impressionaram com a simplicidade das orações ou com a animação dos grupos de trabalho, pelo que foi entre conversas fraternas e olhares reveladores que muitos puderam passar uma agradável semana. 

Dia Mundial da Árvore e da Floresta 

No âmbito da parceria que a escola desenvolve no contexto do Programa Comenius e integrada nas “Medidas de sustentabilidade em meio escolar”, realizou-se para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, uma palestra interativa dinamizada pelo engenheiro Carlos Arraiolos. Subordinou-se à temática da árvore enquanto agente de sustentabilidade ambiental e envolveu as turmas A, B e C do 9º ano e o TCA.

Na segunda parte desta palestra, os alunos foram orientados em ações de valorização ambiental dos jardins da escola que incluíram a plantação de árvores e flores.

Futurália 2014 

Ás 8 da manhã de um sábado, 21 elementos da Sá da Bandeira rumaram a Lisboa. A nossa representação na Futurália divulgou o ensino secundário regular e as boas práticas da nossa Escola, como exemplo de um ensino de excelência. Ciências, Economia, Humanidades foram as áreas que apresentaram parte do que de melhor se faz na Sá da Bandeira. A Biblioteca esteve em nome das Humanidades - apresentámos preciosidades do nosso espólio, divulgámos o nosso programa original de registo, apresentámos Santarém como cidade de roteiros literários, presenteámos os visitantes com poemas. Os testemunhos dizem que os nossos alunos foram representantes muito dignos e eficazes. Parabéns aos alunos e professores da Sá da Bandeira! 

 

 

--
  gabcom@agrupamentosabandeira.pt | Contactomessage  
--
Agrupamento de Escola Sá da Bandeira - Santarém        
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by AcyMailing